quinta-feira, 26 de março de 2015

Vinhos brasileiros em taças francesas

  
De 27 de fevereiro a 3 de março, a capital francesa foi palco do concurso Vinalies Internationales, que contou com 3.575 amostras oriundas de 40 países diferentes. Organizado pela União de Enólogos da França, o Vinalies contemplou oito produções brasileiras, sendo um Medalha de Ouro e sete Medalha de Prata.
Representando o Brasil  em um time de 140 degustadores estavam o enólogo, Christian Bernard, e Philippe Mével. O Vinalies é reconhecido por manter em seu grupo de degustadores uma maioria de enólogos, fazendo da avaliação um processo criterioso. Bernard destaca esse fato como algo muito positivo: “Associado ao fato de que a maioria dos degustadores são enólogos, os vinhos e espumantes degustados são todos discutidos no grupo, que chega a um consenso se determinada amostra é ou não merecedora das medalhas”, explica.
Durante todo o processo, os debates entre os degustadores são registrados para futura publicação de um guia descritivo com os 1.000 principais vinhos do mundo, onde podem ser conferidas as premiações de cada vinho e espumante e a justificativa para o mérito recebido. “Não é um concurso pequeno, são mais de 3 mil amostras, e o Brasil teve um grande destaque nos espumantes”, comemora Christian Bernard.
Medalha de Ouro
Cave Geisse Espumante  Extra Brut 2011 – Vinícola Geisse
Medalha de Prata
Casa Perini Aquarela Moscatel  - Vinícola Perini
Cave Geisse Espumante Blanc de Noir Brut 2010 Vinícola Geisse
Casa Valduga Arte Tradicional Brut 2013 – Casa Valduga Vinhos Finos
Gran Legado Espumante Champenoise Brut – Natural Products
Perini Quatro Tinto – Vinícola Perini
Ponto Nero Espumante Brut – Domno do Brasil

Salton Espumante Prosecco Brut – Vinícola Salton

Nenhum comentário: