quinta-feira, 26 de março de 2015

Revista Brasileira de Viticultura e Enologia garante visibilidade aos artigos publicados


Indexação de artigos  reforça  o papel da Revista para profissionais do setor. Prazo para envio de trabalhos encerra no dia 10 de maio. Já está próximo do término o prazo para envio de artigos para a 7ª edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, editada pela  pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) desde 2009.  Interessados em participar com trabalhos inéditos nas áreas da Viticultura, Enologia, Legislação e Mercado devem enviar seus artigos formatados de acordo com as Normas de Publicação disponíveis no site da ABE – www.enologia.org.br para o e-mailrevista@enologia.org.br. O prazo encerra no dia 10 de abril. 
Montada sob a égide de critérios objetivos e bem descritos de seleção de periódicos, a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia tem periodicidade anual e contempla áreas de suma importância para profissionais do setor. A credibilidade da publicação permite que seus leitores ampliem seus conceitos e que possam usar a Revista como fonte para pesquisas de forte embasamento teórico e científico. O que garante sua credibilidade, além da seleção criteriosa do material que a compõe, é o fato da publicação ser uma revista indexada. Isso significa que a periodicidade e publicação do material estão garantidos de maneira que os artigos presentes na Revista tenham maior visibilidade em uma comparação com revistas não-indexadas. 
A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia integra o rol de revistas científicas renomadas cujos artigos são cadastrados em uma fonte de informação, que pode ser um índice bibliográfico impresso ou uma base de dados. As fontes que definem a indexação possuem critérios específicos para essa seleção, que avalia fatores qualitativos e quantitativos. Os padrões na apresentação da publicação, assim como a observação de convenções editoriais internacionais, são itens que asseguram a qualidade de um periódico.  A Revista contempla quatro grandes áreas:  Viticultura, Enologia, Mercado e Legislação. A contribuição da publicação para a construção do conhecimento dos profissionais que integram a cadeia produtiva da uva e do vinho é inegável. Nas seis edições já foram publicados cerca de 60 trabalhos originais nas áreas da Viticultura, Enologia, Legislação e Mercado.
 Com tiragem de 2,5 mil exemplares, a publicação é distribuída aos participantes da Avaliação Nacional de Vinhos e aos demais associados da ABE. A associação também cumpre o papel de disseminar conhecimento com a distribuição em universidades, escolas e associações de enólogos de outros países, bem como institutos de pesquisa e demais instituições de ensino.  
Como única revista técnica do setor, a cada ano sua abrangência aumenta, atraindo novos pesquisadores e áreas estudadas. Este ano, em sua sexta edição,  o trabalho contou com o envolvimento de 14 assessores científicos, que avaliaram os artigos sob a orientação do editor-chefe Dr. Alberto Miele. Além dele, fazem parte da comissão organizadora: Juliano Perin,  Alberto Miele, Carlos Abarzúa, Christian Bernardi, Cláudia Stefenon, Dario Crespi, Luciano Vian, Leocir Bottega e Samuel Cervi. O comitê editorial é composto por: Dr. Alberto Miele (Editor-Chefe), Dr. Carlos Eugênio Daudt, Dra. Cláudia A. Stefenon, Dr. Celito Crivellaro Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dr. Jean Pierre Rosier, Dr. Luciano Manfroi, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi.





Nenhum comentário: