quinta-feira, 5 de março de 2015

Região da Virginia (EUA) está entre as top 10 áreas vinícolas do mundo segundo a Condé Nast Traveler



Estive nos Estados Unidos, recentemente, visitando vinícolas, mas acabei ficando só no Napa Valley, na Califórnia. Sei que o país tem outras regiões dedicadas à vitivinicultura e pretendo, futuramente, visitá-las também.
Uma destas é a Virginia, agora considerada entre as 10 áreas noves de vinhos naquele país, nomeaça que reforça a qualidade dos vinhos do Estado, que conta com mais de 250 vinícolas e é o 5º maior produtor do país; Virginia também será sede do principal evento de vinho dos EUA em 2015
A renomada publicação americana Condé Nast Traveler elegeu a região de Monticello, na Virginia - que juntamente com Washington, DC e o Estado de Maryland formam a Região da Capital Dos Estados Unidos - como a sexta área vinícola do mundo para ser explorada em 2015. O ranking foi elaborado pelos jornalistas Elizabeth Stark e Brian Campbell, ambos especializados em gastronomia. Entre as vinícolas da região, a publicação destaca a Blenheim Vineyards, localizada bem próxima a cidade de Charlottesville e comandada pela sommelier Tracey Love.
Wine Tourism Conference 2015
Não foi por acaso, portanto, que o governador do Estado da Virginia, Terry McAuliffe, anunciou a escolha de Loudoun County - região do interior que reúne 40 das mais de 250 vinícolas do Estado - para sediar o Wine Tourism Conference 2015 , que acontece entre 18 e 20 de novembro. Será a primeira vez que o evento acontece na Costa Leste americana - a edição de 2014 aconteceu em Paso Robles, na Califórnia. O evento espera receber mais de 200 profissionais do mercado enogastronômico de todo o mundo, entre eles proprietários de vinícolas, associações, escritórios de turismo de destinos de vinho, operadores de turismo e imprensa. Organizado pela Zephyr Adventures, o Wine Tourism Conference é um fórum que oferece grandes oportunidades de conhecimento e networking para os profissionais do mercado.
A colocação de destaque no ranking e a escolha do destino para sediar a Wine Tourism Conference reforça a qualidade das vinícolas da Virginia e o seu mercado em constante expansão - atualmente o 5º maior produtor dos EUA. Somente no ano de 2014, 25 vinícolas foram inauguradas em todo o Estado, que atualmente conta com cerca de 250 empreendimentos deste tipo. São mais de 12 roteiros que passam pelas vinícolas e nos quais o visitante pode dirigir pelas estradas cênicas com belas paisagens de montanhas ou contratar um tour com um motorista e no qual a sua única preocupação será decidir qual o seu sabor preferido enquanto passa por pequenas cidades charmosas e locais históricos.
O Estado da Virginia também foi reconhecido como um dos melhores destinos de vinho segundo as publicações Wine Enthusiast, USA Today, Food & Wine Magazine, Washington Post e agora pela Condé Nast Traveler. As revistas também destacam as belas paisagens do destino e a hospitalidade dos produtores de vinho ao receberem os turistas.
Em números
•             São mais 1,2 mil hectares de vinhedos em todo o Estado, divididos em mais de 250 vinícolas, das quais 40 ficam localizadas em Loudoun County-  a apenas 40 quilômetros de Washington, DC.
•             A Virginia é atualmente o 5º maior mercado dos EUA em número de vinícolas e também o 5º maior produtor de uva no país.
•             Segundo um estudo de impacto econômico feito em 2012, a indústria vinícola do Estado emprega mais de 4,7 mil pessoas e contribui com aproximadamente U$ 750 milhões para a economia da Virginia.
•             Segundo o Virginia Tourism Corporation, mais de 1,6 milhões de turistas visitaram as vinícolas do Estado em 2013.
Capital Region USA - CRUSA (Região da Capital dos EUA) é uma coalizão de turismo sem fins lucrativos financiada pela Corporação de Turismo da Virginia e composta de Destination DC (Destino DC) e Maryland Office of Tourism Development (Gabinete para o Desenvolvimento do Turismo de Maryland). A coalizão também recebe apoio da Metropolitan Washington Airports Authority, órgão responsável pelos aeroportos em Washington. CRUSA está sempre se empenhando para aumentar o número de visitantes e o impacto econômico na região através do mercado internacional selecionado ao introduzir programas de marketing inovadores e parcerias com os setores público e privado.
A Região da Capital dos EUA é representada no Brasil pela Imaginadora Marketing de Destinos (www.imaginadora.com.br) e tem um site totalmente em português: capitalregionusa.com.br.  Curta a Região da Capital dos EUA também no facebook: acebook.com/regiaodacapitaldosEUA.



Nenhum comentário: