quinta-feira, 19 de março de 2015

Espumantes brasileiros estreiam no Guia Descorchados




É um guia tradicional e respeitado
D/JN
    
A 17ª edição da publicação será lançada na próxima segunda-feira (23) com apresentação de rótulos nacionais que se destacaram. Pela primeira vez, os espumantes brasileiros terão lugar especial no Guia Descorchados. A publicação, referência no mundo dos vinhos da América do Sul, será lançada na próxima segunda-feira (23), na capital paulista. No evento, o crítico e idealizador do guia, o jornalista chileno Patricio Tápia, apresentará os cinco rótulos que se destacaram na avaliação:  Cave Geisse Terroir Nature 2009, Adolfo Lona Pas Dosé Nature, Casa Valduga Gran Reserva Nature, Estrelas do Brasil Nature e Pizzato Vertigo Brut Nature. Em sua 17ª edição, o guia traz notas de degustações, harmonizações, apresentação de vinícolas e regiões produtoras do Brasil e dos demais países produtores da América do Sul (Chile, Argentina e Uruguai). No lançamento, estarão presentes compradores, importadores, distribuidores, sommeliers e enófilos.
Tápia provou 150 rótulos brasileiros e afirma que o público tem muito a ganhar ao buscar conhecer a diversidade dos produtos. É provável que os espumantes brasileiros ainda sejam desconhecidos pelo mundo. E isto é uma pena. A paisagem da Serra Gaúcha, exuberante e dramática, esconde alguns dos melhores espumantes da América do Sul. Borbulhas que, em muito pouco tempo, tiveram um avanço impressionante”, reforça.
Para o gerente de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Diego Bertolini, a estreia dos espumantes brasileiros no Descorchados reforça o posicionamento da categoria nos mercados interno e externo. "É uma grande evolução para o Brasil estar presente neste guia que é utilizado como referência para profissionais do vinhos. Também comprova a qualidade dos nossos produtos e reafirma a condição de competir com produtos de outros países", resume.
Para o publisher da Inner, editora do Guia, Christian Burgos, o destaque aos espumantes brasileiros contribuiu para deixar o material ainda mais rico.  "É o mais completo guia de vinhos sul-americanos já elaborado", acredita.  
Espumantes brasileiros que se destacaram

Melhor espumante: Geisse / Cave Geisse Terroir Nature 2009 /PINTO BANDEIRA
Melhor espumante charmat: X Decima / Cordon D’Or Prosecco NV / VALE DOS VINHEDOS
Melhor espumante charmat:Estrelas do Brasil / Brut Viognier, Chardonnay NV / SERRA GAÚCHA
Melhor espumante charmat:Perini / Casa Perini Moscatel NV / FARROUPILHA
Melhor espumante charmat: Valmarino / Prosecco 2014 / PINTO BANDEIRA
Melhor espumante método tradicional: Geisse / Cave Geisse Terroir Nature 2009 / PINTO BANDEIRA
Melhorespumantenature: Geisse / Cave Geisse Terroir Nature 2009 / PINTO BANDEIRA
Melhor espumante brut: X Decima / X Decima Brut Rosé Método / Champenoise Pinot Noir 2008 /
SERRA GAÚCHA
Melhor espumante brut:  Luiz Argenta / Brut Rosé Pinot Noir NV / F LORES DA CUNHA
Melhor espumante brut: Geisse / Cave Geisse Blanc de Noir Brut Pinot Noir 2011 / PINTO BANDEIRA
Melhor espumante brut: Pedrucci / Millesimé Chardonnay, Pinot Noir,Riesling Itálico 2010 / GARIBALDI
Melhor espumante brut:  Perini / N 1 Pinot Noir, Chardonnay 2008 / FARROUPILHA

Melhor moscato: Perini / Casa Perini Moscatel NV / FARROUPILHA

Um comentário:

Anônimo disse...

prezados,

a lista esta incompleta. os espumantes do Vale dos Vinhedos - DOVV tambem têm representantes, entre eles, da nossa empresa, PIZZATO VERTIGO NATURE 2012 - " revelecao descorchados".
Tambem o melhor do Vale, a Valduga podera explicar melhor...

obrigada

Jane Pizzato.