sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Incentivo à uva e vinho em Farroupilha

Para incentivar a cadeia produtiva da Uva e do Vinho, visto que Farroupilha é um dos grandes players do setor produtivo da uva (Maior produtos de uvas moscato e 3º maior produtor de uva do Brasil, cidade do Festival do Moscatel) o município de Farroupilha enviará projeto de lei para a Câmara de Vereadores concedendo um incentivo fiscal de 50% do retorno de ICMS da fatia da cidade por 10 anos para uma Cooperativa que concentrará 50 milhões de quilos de uva nos próximos anos que beneficiará mais de 3 mil famílias de pequenos agricultores da região. Ato de divulgação será feito no dia 24 de fevereiro pelo prefeito municipal Claiton Gonçalves.
A informação é de Fabiano André Piccoli, scretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.  Farroupilha foi a cidade escolhida para a instalação da Central das Cooperativas da Serra Gaúcha (CENECOOP), constituída pelas Cooperativas Vinícolas São João, Garibaldi, Agroindustrial Pradense e Nova Aliança. A previsão é que a concentradora de sucos integrais já esteja em funcionamento em São Marcos – 2º distrito, na safra da uva 2015/2016.   Para incentivar a cadeia produtiva da uva e do vinho – atualmente com participação de 4,81% no setor industrial da cidade – a administração municipal encaminhará um projeto de lei à Câmara de Vereadores, que conforme o Prefeito Claiton Gonçalves, propõe a isenção de 50% do ICMS gerado em nos primeiros dez anos de instalação.    Para marcar a data e apresentar o projeto aos agricultores, entidades de classe, empresários, vereadores, imprensa e moradores interessados, um ato oficial está agendado para o dia 26 de fevereiro, às 18h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
   De acordo com o presidente da Cenecoop, Osvaldo Raimundo Conte, a evolução dos hábitos alimentares, a busca por produtos saudáveis, a vocação das pessoas que atuam na área rural em explorar a fruticultura e a possibilidade de facilitar as operações de trabalho e incentivar a agricultura familiar foram pontos que levaram à solidificação das Cooperativas.  Na primeira fase de funcionamento - em torno de cinco anos - a intenção é industrializar até 30 milhões de quilos de uva. Posteriormente devem ser incrementadas outras frutas como a maçã e pêssego. O investimento ultrapassa os R$ 40 milhões.
   Os efluentes industriais, ou seja, os líquidos extraídos de uva serão conduzidos ao Rio Burati, a partir de uma canalização orçada em R$ 2 milhões. O empreendimento já tem licencia prévia da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), concedida ainda no ano passado, e aguarda a licença de instalação expedida pelo órgão. Hoje o quadro associativo das Cooperativas soma 3.300 famílias. A expectativa é que o número cresça significativamente, já que a concentradora proporcionará a entrada de novos associados assim que as obras iniciarem.
   Farroupilha é o terceiro maior produtor vitivinícola do país e o maior produtor nacional de uvas moscatéis, utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos. Também ocupa a segunda posição no Estado na produção de uvas Vitis Vinífera - para vinhos finos.
   A estrutura local envolve 1.365 propriedades vitícolas, uma área de vinhedos de 3.892 hectares, conforme Cadastro Vitícola 2005/2007. São 44 estabelecimentos vinificadores, de acordo com o Cadastro Vinícola do RS.
   O município detém a maior área de cultivo de uvas Moscato Branco no RS: dos 776,87 hectares da casta no Estado, o município responde por 48,84%, ou seja, 379,5 hectares.

   Sobre a produção vinícola, dados preliminares do Ibravin, indicam a produção, em 2011, de 31,2 milhões de litros de vinhos e derivados, correspondentes a 10 % da produção total do Rio Grande do Sul, de 318,5 milhões de litros.

Nenhum comentário: