quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Fenavindima 2015 abre oficialmente nesta quinta

Ricardo Pagno, presidente da 13ª Fenavindima 2015, Mayara Zamboni, princesa, Danilo Ucha, Janaína Massarotto, Rainha, Camila Baggio, Princesa, e Fátima Ortiz, chefe do departamento de Turismo de Flores da Cunha


A 13ª Festa Nacional da Vindima se prepara para festejar a cultura e as tradições italianas na Serra Gaúcha. Com o tema “Vinho para brindar, festa para celebrar”, o evento terá sua abertura às 17h, desta quinta-feira, dia 19 no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha, e contará com a presença de autoridades, presidentes e soberanas de festas anteriores.
Já participei de várias edições e confesso que é uma bela festa. Vale a pena subir a serra gaúcha e conferir o bom vinho, as comidas tipicas da colônia, o queijo, o salame, o pão, o artesanato, a dança, a música e os shows. E, principalmente, a beleza da mulher florense. Todas lindas de morrer. Também participei de algumas escolhas de Princesas e Raínhas da festa e lá conheci muita moça bonita e simpática, como s nossa colega Andréia Debon, hoje publischer da revista Bom Vivant e de jornais especiais sobre a cultura da uva e a produção do vinho. Neste ano, não sei se poderei ir até Flores da Cunha, mas fui brindado com a visita do presidente da festa – Ricardo Pagno, da Rainha Janaína Massarotto, das Princesas Mayara Zamboni  e Camila Baggio e da responsável pelo Turismo em Flores da Cunha, a competente Fátima Ortiz.
Até o dia 8 de março de 2015, de quintas a domingos, a Fenavindima promove ações com a proposta de enaltecer atividades ao redor da mesa, como almoços, jantares, jogos de bodega, encontros, canto e dança. Tudo isso, para envolver a comunidade florense em sua maior festa e atrair turistas.
O tema desta edição se projeta nas tradições dos antepassados e representa a união das pessoas em prol do fruto de seu trabalho: a uva que origina o vinho. “É a nossa maior festa e, com ela, queremos compartilhar com os turistas, os visitantes e a comunidade nossa forma de festejar as tradições, os frutos do trabalho e a união das famílias, envolvendo as pessoas e apresentando nossos costumes, nossa produção vinícola e nossa gastronomia”, destaca o presidente da Festa Ricardo Pagno.
O trio de soberanas, formado pela rainha Janaína Massarotto e as princesas Camila Baggio e Mayara Zamboni, também está envolvido com a proposta de divulgar o evento. Para a rainha, a Festa Nacional da Vindima é um marco para Flores da Cunha. “A festa é importante para o crescimento do município, pela divulgação dos nossos produtos, da cultura, da gastronomia e do turismo. Quem vem para cá se encanta com nossas belezas, nossos roteiros turísticos e com o acolhimento do nosso povo”. Para ela, esses fatores farão com que os visitantes retornem ao município em outras oportunidades. “O mais bonito e emocionante é ver a união e o envolvimento da comunidade,” reforça.
Diversão, celebração e alegria criam a atmosfera da Fenavindima, que além de um evento festivo se propõe a ser um encontro de diferentes gerações, tradições e maneiras de celebrar a vida.
O horário de funcionamento do evento será nas quintas e sextas, das 16h às 22h, e nos sábados e domingos, das 9h às 22h. A entrada custa R$ 6 e oferece acesso aos shows e a um vale uva. A Festa é uma realização da Associação Comunitária Fenavindima e da Prefeitura de Flores da Cunha. Mais informações: www.fenavindima.com.br .
 Estrutura
Com uma estrutura diferente das outras edições, os pavilhões 2 e 3 do Parque foram formatados para incentivar as festividades. Cada espaço foi denominado com uma expressão em talian. Ao entrarem no pavilhão, os visitantes são agraciados pelo aroma da exposição de uvas, ambiente denominado El Vignal. O passeio segue para a área Le None e i Tosatei, espaço para atividades recreativas, com exposição de antiguidades características da região e artesanato típico. Em seguida, os visitantes acessa La Raia de Le Boce e La Bodega, onde ocorrem os jogos tradicionais e são comercializadas guloseimas, como polenta salame, pão, queijo, e outros petiscos.
No Ristorante, com a proposta de valorizar os encontros ao redor da mesa, como almoços, jantares, mantendo a farta gastronomia típica italiana e o vinho em evidência em dois espaços denominados Le Cantine, serão servidos petiscos, além de pratos quentes e do tradicional menarosto, prato típico do município, que será feito no local para apreciação dos visitantes em todos os dias do evento.
O lounge onde rainha Janaína Massarotto e as princesas Camila Baggio e Mayara Zamboni, receberão os visitantes se chama La Corte. Ao lado, o espaço Produtti de La Colonia apresenetará os produtos das agroindústrias florenses.
O Parque abriga ainda a exposição do projeto Beleza, Arte e Cultura - Pinte uma tela. Criado com o objetivo de valorizar a criatividade dos artistas florenses e reconhecer o comprometimento das embaixatrizes, a iniciativa, conta com 14 obras de arte criadas por artistas florenses  que se inspiraram nas candidatas e nos elementos da vindima.
Além do forte apelo turístico, a Fenavindima é um evento multiplicador de negócios e de entretenimento. Desta forma, no subsolo do Pavilhão 3 (onde nas outras edições ficava o restaurante), 30 estandes serão dedicados a exposição dos setores produtivos do município: indústrias de malhas, confecções, móveis, entre outros.
No bosque do Parque da Vindima, também serão apresentadas novidades. Dez estações de trabalho exibirão processos produtivos em diferentes áreas: produção de olericultura, cultivo de morango em estufa, piscicultura, veterinária, ambiental, fruticultura (frutas de caroço), videiras, entre outras.
Na Casa dei Noni e nas casinhas externas, produtos colonias serão comercializados. Na entrada do Parque, os visitantes podem conhecer a história da festa visitando o Memorial da Fenavindima.
A Escola de Gastronomia UCS-ICIF, localizada junto ao Parque, abrirá para visitação aos sábados, a partir das 14h. Além de conhecer os procedimentos da escola, os visitantes serão agraciados com brindes e poderão degustar café, chá, bolo, biscoitos, patês e pães feitos na Escola.
Jogos de Colônia
Com o intuito de somar diversão à Festa, a CDL Jovem de Flores da Cunha realiza os Jogos de Colônia. Nos três domingos de festa, das 10h às 12h os visitantes poderão se inscrever e participar de atividades como corrida de cariola, fazer biguli e plantar milho. A premiação será em produtos colonias, vinhos e suco de uva.
Semana da Agricultura Familiar
A Comissão da Agricultura da 13ª Festa Nacional da Vindima, dentro da programação do evento, realiza a Semana da Agricultura Familiar. O projeto terá como tema a Produção Sustentável, com a realização de palestras e oficinas junto a sede do Grupo de Escoteiros, Alberto Mattioni, localizada no bosque do Parque da Vindima.
O objetivo da realização é fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento do setor e suas formas associativas e cooperativas de produção, gestão e comercialização, bem como estimular a criação de políticas públicas para o seu fortalecimento e viabilizar, profissionalizar e ofertar alternativas para o agricultor familiar. Com o projeto, a comissão quer ainda mobilizar os agricultores do município a participarem da Festa. Além das estações, entre os destaques da programação, haverá exposição de máquinas e implementos e  o tradicional jantar oferecido aos expositores.
Programação da Semana da Agricultura Familiar
26 de fevereiro, quinta-feira
Exposição de máquinas e implementos agrícolas
19h - Visitação às estações
19h30min - Palestra: Conclusão da Pré Jornada Vitícola
Palestrante: Gledes Forneck e Helio Marchioro - Fecovinho
20h - Jantar com os expositores de uva
27 de fevreiro, sexta-feira
Exposição de máquinas e implementos agrícolas
19h - Visitação às estações
19h30min - Palestra: Logística Reversa de Embalagens Vazias de Agrotóxicos
Palestrante: Engenheiro agronomo, Marcelo Lerina - Aracamp
20h30min - Palestra: Brucelose e Tuberculose Bovina
Palestrante: Medico veterinário Alexandre Martins - SMAA

28 de fevereiro, sábado
Exposição de máquinas e implementos agrícolas;
9h - Oficina: Horta em pequenos espaços
Palestrante: Engenheiro agronônomo Me. Julio Cesar Giuliani - UFRGS
10h - Visitação às estações
16h - Palestra: Produção Sustentável
Palestrante: Professor e Pesquisador de Fitotecnia com Ênfase em Fitossanidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Marcus André Kurtz Almança
17h - Palestra: Plasticultura na região e seus benefícios
Palestrante: Paulo Leovani K. Franco - Sabiá Filmes Agrícolas
1º de março, domingo
Exposição de máquinas e implementos agrícolas
10h - Visitação às estações
6 de março, sexta feira
18h - Visitação às estações
19h30min - Gestão econômico-financeira na produção vitícola
Palestrante: Pesquisador de Economia e Administração da Embrapa Uva e Vinho, Joelsio José Lazzarotto
Corso Alegórico
Com hospitalidade e alegria serão realizados os desfiles de carros alegóricos. Programados para acontecer na Rua Borges de Medeiros, aos finais de semana, corso contará com 15 carros e será inspirado no tema da Festa “Vinho para brindar, festa para celebrar”.
O desfile é dividido em três momentos: Sonho, baseado na ilusão dos imigrantes na busca pelo paese della cucagna; Realidade, que retrata a chegada e a evolução dos italianos na região; e Celebração, que visa destacar os méritos, culturas e conquistas dos imigrantes. O artista caxiense André Gnatta será responsável pela confecção de cinco carros. Os outros 10 carros estão sendo produzidos pelas comunidades da Linha 60, Fulina, Martinho, Nova Roma, Alfredo Chaves, São Vitor, Otávio Rocha, Travessão Carvalho, Travessão Gavioli e São Gotardo (veja abaixo relação completa). O desfile contará ainda com a participação de carros de festas de municípíos vizinhos.
Cada condução levará um dito em talian. De acordo com a integrante da comissão de desfiles, Vivian Schiavenin, as frases não serão traduzidas. “O objetivo é estimular os turistas a questionarem os moradores da cidade sobre o significado de cada expressão. Assim, geramos interação”, destaca. Interação, aliás, é o grande mote do desfile. Minutos antes de cada saída, integrantes da organização do evento convidarão os expectadores a participarem do corso como figurantes. Outra atividade interativa é que cada carro fará distribuição de um alimento. “Os visitantes serão agraciados com polenta, uva, vinho, entre outros”, conta Vivian.
A comissão de Desfiles é formada pela arquiteta Vivian Schiavenin, pela relações públicas Renata Trentin e pelo estudante Alex Eberle.
Datas:
21 fevereiro, 19h - sábado à noite (Desfile de Abertura no Dia Nacional do Imigrante Italiano)
22 fevereiro, 16h - domingo à tarde
27 fevereiro, 19h - sexta à noite (em caso de chuva será transferido para o dia 28)
01 março, 16h - domingo à tarde
07 março, 19h - sábado à noite
08 março, 16h - domingo à tarde
Local:
Rua Borges de Medeiros
Ingressos:
Arquibancada para desfiles R$ 10.
Os carros
1. André Gnatta - EL PAESE DE LA CUCAGNA (O PAÍS DA FARTURA) – “Ntel paese de la cucagna chi manco laora depi guadagna”.
2. André Gnatta - DAL’ITALIA NOI SIAMO PARTITI (DA ITÁLIA NÓS PARTIMOS) – “Cosa sarala sta Mèrica? Un bel massolino di fior”
3. André Gnatta - A L’AMÈRICA NOI SIAMO ARRIVATI (À AMÉRICA NÓS CHEGAMOS) – “Abiam dormito sul nudo terreno, come le bestie abiam riposà”
4. Linha 60 - LA FEDE (A FÉ)  – “La giustissia se no la fà el pretor, presto o tardi la fà el Signor”
5. Fulina e André Gnatta (cenografia) - EL MIGLIO (O MILHO) – “Polenta e late slarga le culate”
6. São Martinho - LA GRASPA (A GRASPA)  – “La graspa l’e piombo a la matina, argento al mesdi e oro a la sera”
7. Nova Roma - EL FORMENTO (O TRIGO) - “Quando el formento l’e sui campi, l’e de Dio e dei santi; quando l’e sui solari, no se pol gaverlo sensa denari.”
8. Alfredo Chaves - LA UA (A UVA) – “Vigna ntel sasso, orto in terren grasso”
9. André Gnatta - LE VENDEMERE (AS VINDIMEIRAS - embaixatrizes) – “La ua ntel cuor, de le vigne i fior”
10. São Vítor (produção), Alfredo Chaves (transporte) e André Gnata (cenografia) - EL VIN (O VINHO) – “Val depi un bicier de vin in boca mia che sento medissine in farmissia”
11. Travessão Carvalho e Otávio Rocha - LA SAGRA (A SAGRA) - “Sant’Antoni dea barba bianca fame catar quel che me manca”
12. Travessão Gavioli - EL FILÒ (O FILÒ) – “Quando canta el ciò ze fenio de dar filò”
13. São Gotardo - LA STORIA DEL GAL (A HISTÓRIA DO GALO)– “Fate vanti che bauchi ghen’e tanti”
14. MUNICÍPIOS CONVIDADOS – “El sol ‘l nasse par tuti”
15. André Gnatta - LA CORTE (A CORTE)– “Negli occhi tuoi c’è il sole, c’è il colore delle viole”
Programação Artística
A 13ª Festa Nacional da Vindima se aproxima para celebrar a colheita da uva em Flores da Cunha. O município Maior produtor de vinhos do País se prepara para comemorar com muita festa, amizade e gastronomia, em um clima de confraternização familiar, ao redor da mesa e com muita música. Entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março, o Parque da Vindima Eloy Kunz, receberá uma diversidade de atrações culturais e artísticas, com destaque para os shows nacionais das duplas Lucas e Felipe, João Neto e Frederico e Teodoro e Sampaio, Os Monarcas e João Luiz Correa.
PROGRAMAÇÃO 13ª FENAVINDIMA
19 de Fevereiro - Quinta-feira
17h - Abertura Oficial
Grupo Sole Mio, Coral Nova Trento, Tenor Giovanni
18h Visita aos estandes da Festa e à Feira Comercial
19h Espetáculo com Grupo Dolce Far Niente (Palco Uva Bordô)
20h00 Jantar Festival do Menarosto
20h00 Show João Deon (Palco Uva Niágara)
21h00 Show baile Grupo Girotondo (Palco Uva Bordô)
20 de Fevereiro - Sexta-feira
16h Abertura do Parque
20h Jantar Festival do Menarosto
21h30 Show DJ Sandro Perez (Palco Uva Bordô)
23h00 Show com a dupla Lucas e Felipe (Palco Uva Bordô)
21 de Fevereiro - Sábado
08h Torneio de Laço “Taça Fenavindima” (Parque de eventos)
10h Abertura do Parque
12h Almoço Festival do Menarosto
12h Show Grupo Dolce Far Niente (Palco Uva Niágara)
17h Missa In Talian em Homenagem ao Dia Nacional do Imigrante Italiano (Palco uva Bordô)
19h Desfile de Carros Alegóricos – Rua Borges de Medeiros
20h Jantar Festival do Menarosto
21h Show João Luiz Corrêa (Palco Uva Bordô)
22 de fevereiro – Domingo
10h Abertura do Parque
12h Festival do Menarosto
12h Show Coral Nova Trento e Dolce Far Niente (Uva Niágara)
14h Apresentação Teatral Edgar Maróstica (Palco Uva Bordô)
16h Desfile de Carros Alegóricos – Rua Borges de Medeiros
19h Show Banda Jokerman (Palco Uva Bordô)
20h Show Dinamite Joe (Palco Uva Bordô)
26 de Fevereiro - Quinta-feira
16h Abertura do Parque
19h Jogos de Colônia
19h30 Lançamento do livro “Memórias do Vinho Gaúcho”
Autores, Rinaldo Dal Pizzol e Sérgio Inglez de Souza (Palco Uva Bordô)
20h Jantar Festival do Menarosto (com expositores das uvas e premiação)
21h Show Os Monarcas (Palco Uva Bordô)
27 de Fevereiro - Sexta-feira
16h Abertura do Parque
19h Desfile de Carros Alegóricos – Rua Borges de Medeiros
20h Jantar Festival do Menarosto
20h Show/baile Orquestra Continental (Palco Uva Bordô)
22h30 Show Nacional TEODORO E SAMPAIO (Palco Uva Bordô)
28 de Fevereiro – Sábado
10h Abertura do Parque
12h Almoço Festival do Menarosto
12h Show Grupo Coral Nova Trento (Palco Uva Niágara)
18h Coro Municipal de Flores da Cunha (Palco Uva Bordô)
20h Show Rodrigo Soltton (Palco Uva Niágara)
20h Jantar Festival do Menarosto
22h Show Bando Sertanejo (Palco Uva Bordô)
1º de Março – Domingo
10h Abertura do Parque (Presença do Ônibus do Grêmio)
12h Festival do Menarosto
12h Show Grupo Dolce Far Niente (Palco Uva Niágara)
14h Apresentação Teatral Edgar Maróstica (Palco Uva Bordô)
16h Desfile de Carros Alegóricos – Rua Borges de Medeiros
18h SOU – Cantadores de história (Palco Uva Bordô)
20h Show Orquestra Teutônia (Palco Uva Bordô)            
5 de Março – Quinta-feira
16h Abertura do Parque
20h Jantar Festival do Menarosto (Confraria Arte Del Vino)
21h Espetáculo com o Grupo Ragazzi Dei Monti (Palco Uva Bordô)
6 de Março - Sexta-feira
16h Abertura do Parque
20h Jantar Festival do Menarosto
21h Show Neto e Junior (Palco Uva Bordô)
23h Show Nacional JOÂO NETO E FREDERICO (Palco Uva Bordô)
7 de Março – Sábado
10h Abertura do Parque
12h Almoço Festival do Menarosto
12h Show Dolce Far Niente (Palco Uva Niágara)
19h Desfile de Carros Alegóricos – Rua Borges de Medeiros
20h Jantar Festival do Menarosto
21h Show Hábitos Groove (Palco Uva Bordô)
22h Show Os Neutrons (Palco Uva Bordô)
8 de Março – Domingo
10h Abertura do Parque (Presença do ônibus do Internacional)
12h Festival do Menarosto
12h Show Dolce Far Niente (Palco Uva Niágara)
14h Apresentação Teatral Edgar Maróstica (Palco Uva Bordô)
16h Desfile de Carros Alegóricos – Rua Borges de Medeiros
18h30 Encerramento Oficial da 13ª Fenavindima (Grupo Sole Mio e Coral Nova Trento)
20h Show Porto do Som (Palco Uva Bordô).
                       Mayara Zambonia, Danilo Ucha, Janaína Massarotto e Camila Bagio
                        Fotos Tuany Areze



Nenhum comentário: