sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

À Sombra das Videiras encerra gravações nesta semana


                                 À sombra das videiras filmado em Bento Goinçalves
                                   Deise Chagas/D/JN

Documentário aborda diferenças culturais entre produtores de uva da região e  trabalhadores temporários que vêm à Serra Gaúcha para auxiliar na colheita. Será lançado este ano.
A Linha Paulina e a Linha Eulália, no interior de Bento Gonçalves, recebem novamente a equipe do Núcleo Audiovisual Cenecista (NAC) nesta sexta-feira e sábado, dias 13 e 14, para as últimas diárias de gravação do documentário À Sombra das Videiras. Em janeiro, outras  três diárias foram realizadas, nos dias 18, 19 e 20. O objetivo do projeto é analisar as diferenças culturais, de comportamento, e a necessidade de adequação e convívio que surgem do encontro do produtor de uva com os migrantes temporários. O lançamento do documentário está previsto para ocorrer entre junho e julho deste ano.
Na etapa inicial, as gravações abordaram a rotina das famílias Dall’Óglio, Zucchi e Moro, registrando os afazeres domésticos, as refeições e o início da colheita, realizada sem a ajuda dos migrantes. Na etapa final, o foco será a colheita – agora feita pelas famílias produtoras com apoio dos trabalhadores temporários - a relação que surge entre ambas as partes e a despedida dos migrantes. O assistente de direção do documentário, Felipe Gue Martini, conta como foi esse processo para a equipe. "Nas duas primeiras diárias, entramos em contato com nossos personagens, conhecemos eles, entramos em suas casas para retratar um pouco do cotidiano. Agora, todos estamos mais íntimos. Nós com eles, eles com a equipe e com as câmeras, com os processos. A ideia é aprofundar os temas, registrar o convívio entre produtores e trabalhadores que, em alguns casos, é conflituoso e, em outros, amigável."
 Desde o início de janeiro, Bento Gonçalves e outras cidades da Serra Gaúcha passaram a conviver com um aroma e coloração diferentes  em suas ruas. Diariamente, caminhões carregados com caixas de uva se deslocam do interior às cooperativas vinícolas, para entrega do fruto que será transformado em vinho e suco. No trajeto, deixam o cheiro e a cor da uva, que permanece até meados de março, quando o processo se finda. “Tempo de Vindima” é o que indica este cenário.
E é dentro do contexto da Vindima que surge o documentário À sombra das Videiras. Sua proposta é explorar, de forma quase antropológica, as relações que se formam na etapa principal do processo vitivinícola. Do convívio entre produtores e migrantes, estes vindos de diferentes áreas da região Sul do Brasil, para trabalharem no período da colheita, surgem diferenças culturais, conflitos ideológicos, amizades e sonhos.
A diretora de produção, Deise Chagas, conta sobre a abordagem do tema. “Tínhamos muitos motivos para retratar o período da colheita da uva de uma forma poética, onde o trabalho manual, a dedicação à terra e a comercialização do produto vinho é ‘glamourizado’. Mas, diferente de tudo que costumeiramente vemos, nossa escolha foi imergir neste universo com um olhar etnográfico. Queremos sentir as alegrias, mas também as angústias. Queremos vivenciar os novos relacionamentos entre os migrantes e as famílias de descendentes italianos, e também presenciar o choque cultural entre elas. Tudo isto, no convívio à sombra das videiras", justifica.
À Sombra das Videira conta com patrocínio do Fundo Municipal de Cultura e apoio das produtoras Epifania Filmes e Majola Pró Vídeo, além do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/Região Uva e Vinho) e da Vinícola Aurora.  
​FICHA TÉCNICA
Direção: Boca Migotto
Direção de Fotografia: ​André Majola
Direção de Produção: Deise Chagas
Assistente de Direção, Pesquisa e Roteiro: Felipe Gue Martini
Assistente de Direção: Rogério Rodrigues
Assistente de Fotografia: Rodrigo Nicolini
Assistente de Produção: Gabriela Massutti
Produção de Set: Charlene Dias
Edição: Alfredo Barros
Finalização: Tiago Flaiban
Foto Still: Karinny Matias
Trilha Sonora Original: Felipe Gue Martini
Design Gráfico: Gustavo Rigon
REALIZAÇÃO
Núcleo Audiovisual Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves – NAC
PATROCÍNIO
Prefeitura de Bento Gonçalves
Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves – SECULT
Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves – FMC
SOBRE O NAC
​Foi criado ​no primeiro semestre de 2010 pelo curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves. O Núcleo Audiovisual Cenecista (NAC) tem como proposta fomentar a produção audiovisual na Serra Gaúcha, oportunizando a entrada de novos profissionais na área e, mais do que isso, eternizar histórias de vida.


​ 

Nenhum comentário: