quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A agricultura familiar na produção vitivinícola


Colheita simbólica, pisa das uvas, degustação de vinhos e de comidas típicas, além de apresentações culturais, são as atrações mais procuradas pelos turistas que visitam a Região Sul na época da Vindima - período entre a colheita das uvas e o inicio da produção do vinho. Para a agricultura familiar, responsável por grande parte da produção vitivinícola da região, a temporada é “o resultado do trabalho de um ano inteiro e representa, inclusive, aumento significativo nas vendas”, como explica o produtor familiar e presidente da Cooperativa Aurora, Itacir Pozza.
Considerada a maior vinícola do Brasil, a Aurora conta com a produção de aproximadamente 1,1 mil famílias. Com o turismo em alta na região, os agricultores familiares cooperados lucram, em média, 30% a mais. “É uma época de muito trabalho para nossos cooperados. Além das vendas, recebemos os turistas que têm interesse em conhecer a vinícola e aprender um pouco mais sobre o processo de fabricação do vinho”. 
De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a expectativa também é positiva para os demais municípios da Serra Gaúcha, maior região vitícola do País. No total, mais de 15 mil famílias de agricultores familiares produzem a fruta, que deve ter uma safra superior a 606 milhões de quilos em 2015.
Em Bento Gonçalves, onde está localizada a Cooperativa Aurora, a chegada da Vindima é comemorada com programação especial até 15 de março. Durante o período, os 70 mil turistas esperados podem participar do processo de pisa da fruta e das degustações de vinhos e espumantes, que são oferecidos em 74 vinícolas da região. O tradicional "Jantar sob as estrelas" ocorre no dia 6 de março, quando as duas principais ruas da cidade são fechadas para que mais de 30 restaurantes sirvam seus pratos ao ar livre. “É uma festa muito bonita, que ajuda a manter viva nossa tradição e cultura”, finaliza Itacir. 


Nenhum comentário: