terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Turistas aproveitam época do ano para visitar Villaggio Grando


                                Belas instalações da Villaggio Grando
                                          As uvas em ponto de colheita
                                          Fotos/D/JN
Uma das vinícolas mais bonitas do Brasil tem movimento intenso nesta época do ano. Os dias de sol e céu azul de brigadeiro deixam o cenário ainda mais bonito. As parreiras estão carregadas e em março começa a colheita. O movimento de turistas e enófilos na vinícola Villaggio Grando nesta época do ano não diminui. Em média, 300 pessoas passam pela vinícola durante a semana. Elas vem principalmente do Paraná e interior de Santa Catarina. Além da degustação dos principais vinhos produzidos ali mesmo, elas também tem uma visita guiada por técnicos e enólogos, pela área de produção.A colheita termina somente em abril.
A Villaggio Grando está localizado na região de Herciliópolis, Município de Água Doce, nos campos de altitude de Santa Catarina em um planalto de características ímpares de solo e clima, próprios para o desenvolvimento de vinhedos que resultam em uvas de características únicas. Os locais para implantação são escolhidos a partir de inúmeras pesquisas que englobam: ventos, localização, solo, altitude, umidade e, principalmente, adaptação e qualidade da planta e da uva. Com o inverno rigoroso e o clima bem definido para cada estação, é possível uma maturação lenta dos cachos proporcionando colheitas mais tardias, finalizando-as apenas no mês de Maio, para todos os vinhos, com exceção do nosso colheita tardia, colhido em junho após as primeiras geadas o que resulta em vinhos bem estruturados e de vida longa, incluindo os brancos, que podem passar de 6 anos de garrafa, além da produção de álcool natural, fato que ocorre apenas em regiões propícias ao cultivo como esta.

No mais rigoroso inverno brasileiro, as geadas são frequentes e é comum a temperatura atingir -10ºC. Durante o verão a temperatura chega a variar de 30º à tarde para 12º à noite. A amplitude térmica é própria dos locais de clima temperado absoluto. A região tem precipitação média anual de 1.433mm, com médias mínimas entre março e abril (67mm) e máximas entre setembro e outubro (182mm). A insolação anual varia entre 2.045 e 2.523 horas, os períodos mais prolongados vão de novembro (269h) a janeiro (283h) até março (255h). A umidade relativa do ar média é de 77,3% e a temperatura média é de 14,6º anuais. A média de máximas é 28,6ºC e de mínimas é 3,2ºC (temperaturas absolutas mensais).

Nenhum comentário: