terça-feira, 27 de janeiro de 2015

diVino restaurante e diVino Empório promovem Wine Dinner com vinhos italianos da Antinori e Falesco

Um jantar harmonizado, dia 28/01, aberto ao público, mediante reserva, terá grandes vinhos e a presença de Paulo de Carvalho, no diVino Restaurante e no diVino Emprório, em Nova Lima, Minas Gerais. O diretor de exportações da Antinori para o Brasil e diretor de marketing e de exportações para as Américas da Falesco, Paulo de Carvalho, estará lá.  O evento, aberto aos interessados mediante reserva (31 - 3541 4272 / 31 - 9958 9512), acontece a partir das 20h, e tem o preço do menu degustação do diVino Restaurante, de R$ 180,00, que neste dia, excepcionalmente, inclui os vinhos harmonizados. O jantar tem apoio da importadora Winebrands.
Serão servidos 5 pratos e queijos variados, sendo 3 pratos do Menu Primavera/Verão, todos harmonizados com vinhos icônicos das produtoras italianas Antinori e Falesco. Ao todo, são 5 vinhos italianos e 1 chileno, que faz parte da Família Antinori, uma das famílias mais tradicionais e importantes produtoras de vinhos da Itália. Já a Falesco é uma das principais vinícolas da região de Ùmbria e do Lazio, coordenada por um dos enólogos mais importantes da Itália, Ricardo Cottarela. 
Uma curiosidade é que Paulo de Carvalho é natural de Belo Horizonte e mudou-se para a Itália em 2001, com 21 anos, onde foi cursar economia na cidade de Bologna e pela Itália ficou. Os pais de Paulo de Carvalho moram atualmente em Lagoa Santa (MG).
Confira o cardápio harmonizado:
Entradas
Antepasto diVino - musse de queijo de cabra, cogumelos,
berinjela parmegiana, abobrinha confitada e geleia de tomate
Vinho: Il Bruciato (Antinori - Toscana – Itália)
Salada de peras - folhas da estação com peras cozidas no vinho do Porto, queijo gorgonzola e azeite extra-virgem com balsâmico
Vinho: Vitiano Bianco (Falesco – Umbria – Itália)
Sopa Fria de tomate picante
Vinho: Villa Antinori Bianco (Antinori - Toscana - Itália)
Pratos Principais
Atum ao pesto de azedinha, paleta de legumes e brotos, purê de cenoura e anis
Vinho: Albaclara Gran Reserva Sauvignon Blanc (Haras de Pirque – Maipo Valley – Chile)
Filé ao Brie e cebola com galete de batata
Vinho: Vitiano Rosso (Falesco – Umbria – Itália)
Queijos variados
Vinho: Tellus Syrah (Falesco – Lazio – Itália)
Local: diVino Restaurante. Av. Quinta Avenida, 144, loja 6 - Vale do Sol - Nova Lima - MG
Sobre os vinhos que serão servidos no jantar:
- Il Bruciato - Itália – Toscana – Tinto - Produtor: Antinori - Uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah (e outras variedades). Amadurecimento: 10 meses em barricas de carvalho e mais 4  meses em garrafa. Notas de prova: vermelho rubi intenso. Aroma intenso e expressivo, fresco e bem definido, com notas de frutas do bosque, especiarias e toque terroso e mentolado. Na boca tem boa presença, estrutura, taninos marcantes, porém maduros, com notas que correspondem ao nariz, final longo e persistente. Harmonização: excelente acompanhamento para antipasti e pratos de caça de pelo com molhos densos. Teor alcoólico: 14%. Safra 2009. Prêmio safra 2009: RP 91.
- Vitiano Bianco - Itália – Umbria – Produtor: Falesco - Uvas: Vermentino e Verdicchio. Não passa por amadurecimento em madeira. Notas de prova: amarelo palha claro com reflexos esverdeados. Aroma muito fresco, com notas vegetais e herbáceas, complementadas por notas de frutas brancas como pêra, maçã e pêssego. Em boca é equilibrado, com boa acidez e persistência. Harmonização: acompanha pratos à base de peixes e frutos do mar, saladas, massas com molhos leves ou ligeiramente cremosos. Além disso, pode ser servido como aperitivo. Teor alcoólico: 13,3%. Safra 2011.
- Albaclara Gran Reserva Sauvignon Blanc – Chile – Branco - Produtor: Haras de Pirque - Uva: Sauvignon Blanc. As uvas vêm de vinhedos próprios do Haras de Pirque,em Maipo Valley. As uvas são colhidas manualmente em fevereiro e início de março, para manter a acidez natural. Vinificação: técnicas foram empregados para preservar a frescura neste vinho. Fermentado em tanques de aço inoxidável em 12-15 dias. Deixado sobre as borras de fermentação de luz, mexendo-os uma vez a cada duas semanas até o engarrafamento, no mês de junho-julho. Notas de prova: Amarelo brilhante com tonalidade esverdeada. Aroma de pêssego branco delicado aparece misturado com um toque picante. Muito fresco. Acidez agradável e suculenta, com volume e frescura. Harmonização: perfeito para combinar com ostras, branco peixes grelhados, saladas e queijos frescos. Ótimo para festas de verão! Teor alcoólico: 12,5%. Safra 2012.
Villa Antinori Bianco - Itália – Toscana – Branco - Produtor: Antinori - Uvas: Trebbiano e Malvasia Toscana, Pinot Bianco e Pinot Grigio e Riesling Renano. Não passa por amadurecimento em madeira. Notas de prova: amarelo palha claro com reflexos esverdeados. No nariz apresenta notas de frutas brancas frescas, complementadas com leves toques floral e mineral. Na boca é equilibrado, com boa acidez, fruta e final agradavelmente mineral. Harmonização: acompanha bem aperitivos à base de frutos do mar, saladas niçoise e queijos de cabra. Teor alcoólico: 12%. Safra 2010.
Vitiano Rosso - Itália – Umbria – Produtor: Falesco - Uvas: Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon. Amadurecimento: 3 meses em barricas de carvalho francês Never e depois em garrafa.Notas de prova: vermelho rubi intenso e profundo. Aroma intenso e frutado, elegante, com notas de frutas vermelhas frescas. Em boca é suculento, com boa acidez, estrutura e elegância. Harmonização: acompanha pratos a base de carne vermelha em geral, massas com molhos estruturados, e queijos amarelos.Teor alcoólico: 13,2%. Safra 2010.
Tellus Syrah - Itália – Lazio – Tinto - Produtor: Falesco - Uvas: Syrah. Amadurecimento: 5 meses em barricas de carvalho de 2º uso. Notas de prova: vermelho rubi intenso com reflexos violáceos. Aroma de frutas frescas, cereja com notas de especiarias, complementadas por leve toque de baunilha. Em boca é envolvente e sedoso, com taninos macios e final rico e persistente. Harmonização: acompanha pratos de carnes vermelhas em geral, massas, queijos, pizza, e também pratos com especiarias. Teor alcoólico: 14%. Prêmios safra 2010: • Gambero Rosso - Due Bicchieri, Guida Duemilavini (AIS) - 3 Grappoli, Guida I Vini Veronelli - 89/Due Stelle e Luca Maroni – 92.
A família Antinori se dedica à produção de vinhos há mais de 600 anos – mais precisamente desde 1385, quando Giovanni di Piero Antinori passou a fazer parte da Arte Fiorentina dei Vinattieri. Ao longo de 26 gerações, a família sempre geriu diretamente as atividades da companhia. Hoje é dirigida pelo marquês Piero Antinori, auxiliado por suas três filhas: Albiera, Allegra e Alessia, plenamente envolvidas nas atividades da empresa. Tradição, paixão e intuição são as qualidades mais importantes que conduziram a Antinori a se afirmar como um dos principais produtores italianos de vinhos de qualidade e um dos mais respeitados em todo o mundo. Às propriedades da Toscana e Úmbria, patrimônio histórico da família, agregaram-se outras propriedades com vocação para a produção de vinhos de qualidade na Itália e em outros lugares no mundo. A Antinori realiza constantemente os mais variados experimentos nos vinhedos e vinícolas, como recuperação e melhoria de clones de castas autóctones (nativas) e internacionais, variações na condução dos vinhedos, plantio de vinhedos em altitude, métodos de fermentação, resgate de antigas técnicas de vinificação, implemento de técnicas modernas, utilização de diferentes tipos de carvalho e dimensões de barricas, variação de afinamento em madeira e em garrafa, dentre outros.
Diz Piero Antinori: "Demonstramos, ao longo desses anos, que na Toscana e na Úmbria existia a possibilidade de se produzir vinhos de qualidade, reconhecidos mundialmente, que poderiam mostrar elegância e finesse, preservando sempre seu caráter original". Além da Toscana, Úmbria e outras regiões na Itália, a família Antinori investe em vinhedos em distintos lugares do mundo, como Hungria, Estados Unidos, Chile e até no diminuto Arquipélago de Malta, no Mar Mediterrâneo, levando para cada um desses lugares seu estilo e tradição. Dessa forma, a Antinori obtém o melhor desempenho em cada região, produzindo vinhos com personalidade e a inconfundível identidade Antinori.
A Azienda Vinícola Falesco foi fundada em 1979 pelos irmãos Renzo e Ricardo Cotarella, ambos enólogos e profundamente enraizados nessas terras situadas entre o Lazio e a Úmbria. O primeiro passo foi recuperar os vinhedos antigos da propriedade, que sempre desfrutou de fama graças à extraordinária qualidade de seus vinhos, apreciados por nobres, a elite e até o papa, mas que nas décadas seguintes acabaram abandonados. Teve início um delicado trabalho de recuperação e pesquisa, redescoberta de castas autóctones praticamente extintas, como a rara Roscetto. Ao mesmo tempo, foi construída uma cantina moderna, com grande investimento tecnológico. Dez anos depois, é iniciada a produção do vinho Est! Est! Est! Poggio dei Gelsi que, em poucos anos, conseguiu recuperar a atenção para um território praticamente esquecido. A partir de 1998, após muitos anos de experiência e estudos, foi produzido, com a fascinante variedade Roscetto, o Ferentano, um branco que exprime plenamente o potencial e a riqueza dessa variedade. O Montiano nasceu no ano de em 1993, fruto de um longo período de estudos de um clone especial da uva Merlot, aclamado como um dos maiores tintos italianos, distinguindo-se por sua notável elegância e estrutura.
Nos últimos anos, a Azienda Falesco enriqueceu seu patrimônio adquirindo a Azienda Agrícola Marciliano, com cerca de 260 hectares, localizada sobre a estupenda colina a sul de Orvieto, nas comunas de Montecchio e Baschi. Desses vinhedos provêm as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Sangiovese, utilizadas na produção do Vitiano Rosso e do Merlot da Úmbria, assim como as variedades Vermentino e Verdicchio, para a o Vitiano Bianco. Dos melhores vinhedos da Azienda Marciliano provêm os melhores cachos de Cabernet Sauvignon, utilizadas na produção do vinho de mesmo nome. Na mesma área foi plantado um vinhedo experimental, com a ajuda da Universidade Tuscia di Viterbo, com 32 variedades diferentes, indo desde a Nero d'Avola a Primitivo, da Malbec a Tannat, passando por Carménère, Montepulciano e Teroldego.
Em 1928, o marquês Niccolò Antinori criou Villa Antinori, com a ideia, naquele tempo bastante inovadora, de produzir um Chianti para ser envelhecido e melhorar com o tempo. Um vinho que, por sua importância, necessitava de um rótulo e de um nome dignos de um grande projeto. Não demorou e o Villa Antinori tornou-se um ícone de grande penetração em restaurantes, lojas de vinhos, tavernas e nas casas das pessoas importantes. Em 1931 nasce o Villa Antinori Bianco, produzido com a uva Trebbiano, à qual, nos anos 1980, foi adicionada uma pequena porcentagem de Chardonnay para lhe conferir mais estrutura e elegância. Em 2001, a evolução do Villa Antinori Rosso continua: passa da denominação Chianti Clássico à de Toscana IGT.
A Viña haras de Pirque está localizada ao sul do Rio  Maipo, entre 550 e 700 metros acima do nível do mar, aos pés da Cordilheira dos Andes, no Valle del Maipo, no Chile. Criada em 1991, por Eduardo A. Matte, a vinícola homenageia com seu nome e formato a outra atividade da família Matte, a criação e reprodução de cavalos puro-sangue, desde 1892. Também treinam e preparam cavalos para corridas e possuem hoje cerca de 30 cavalos no circuito nacional de corrida. A forma de ferradura da bodega é única no mundo e é construída toda em degraus, o que permite utilizar a força da gravidade nos processos de vinificação. A propriedade possui hoje cerca de 5.300m² de área e produção em torno de 1,5 milhão de litros.
Fundado em 28 de abril de 2001, o diVino Restaurante nasceu da união de uma família apaixonada pela boa gastronomia e pelo prazer de servir bem. Comandado pelos irmãos Tatá, Solange e Regina Carvalho, a casa oferece as delícias da alta gastronomia num ambiente charmoso e com clima familiar, onde eles próprios recebem os clientes na porta, apresentando, com muita simpatia, a deliciosa culinária da casa. Localizado no Vale do Sol (Nova Lima/MG), foi um dos primeiros restaurantes da região, que hoje representa um polo de boas opções gastronômicas. Desde 2012 a casa integra a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.
Com gastronomia contemporânea, influenciada pelas culinárias italiana, francesa, marroquina e brasileira, a cozinha do diVino é comandada pelo talentoso chef Fábio Pontes, que prepara com maestria, à vista dos clientes, o variado cardápio da casa composto por opções de risotos, peixes, massas e carnes. A cada estação do ano, o chef também elabora cardápios especiais, aproveitando as melhores iguarias e ingredientes de cada época do ano. No menu tradicional, são 12 entradas, 3 saladas, 6 opções de massas e risotos, 7 pratos com aves ou carnes, 3 com peixes ou frutos do mar e 6 sobremesas.
A carta de vinhos também é uma atração à parte. Disponibilizada no iPad, apresenta detalhes sobre cada vinho e informações sobre aroma, cor e uvas. Os rótulos são bastante variados, originários de países como Argentina, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal, Austrália, Nova Zelândia, Brasil, entre outros. 
No ambiente rústico, charmoso e aconchegante do diVino Restaurante, se destacam as elegantes mesas de madeira de demolição, sempre decoradas com arranjos de flores naturais, a cozinha aberta para o salão, onde os clientes podem acompanhar a preparação dos pratos, e a área da lareira, localizada no mezanino, que é acesa nas noites mais frias e muito procurada pelos clientes.
Com capacidade para 100 pessoas, estrutura ampla e confortável, possui opções de ambientes para realização de eventos fechados, conexão wi-fi de alta velocidade, banheiro adaptado para cadeirantes, estacionamento e segurança. Reservas pelo telefone (31) 3541-4272.
Como chegar: seguir pela BR-040 (sentido BH-RJ) e entrar à direita após o posto da Polícia Rodoviária. Seguir indicação de placa para o Vale do Sol. Distância de aproximadamente 25 km do centro de Belo Horizonte.



Nenhum comentário: