terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Dia de Campo sobre mecanização de pomares


Apresentar as principais alternativas para a adoção da mecanização em pomares é o objetivo do Dia de campo que acontece a partir das 14h,quinta-feira, dia 15, no Pomar Frutival- Roça Velha (mapa anexo), em Vacaria (RS). Segundo uma das coordenadoras do evento, Andrea Rufato, pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho, a mecanização dos pomares é vista como o futuro para garantir a viabilidade da produção. “Vamos apresentar algumas alternativas que estão à disposição dos produtores brasileiros e que poderão representar a redução de custos e a dependência com a mão de obra, que cada vez está mais escassa”, comenta Andrea. Com base nos custos de produção, os dados com mão de obra representam 50% dos custos totais e, segundo estudos, podem sofrer uma redução de 30% com o uso da mecanização, como plataformas para poda ou colheita.
Direcionado para produtores e técnicos, o evento contará com a palestra de diversos profissionais (programação completa abaixo), dentre eles o professor americano Terence Lee Robinson, da Cornell University, pesquisador que tem como premissa atuar no aumento da rentabilidade e na sustentabilidade da produção de frutas.
Além das palestras, os participantes poderão acompanhar a demonstração de equipamentos para poda, colheita, entre outros. A atividade é gratuita e promovida pela Embrapa Uva e Vinho e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com apoio da Agapomi, ABPM e Cornell University (Estados Unidos).
Informações com Fábio Ribeiro, pelo telefone (0xx54) 3455.8087.
Programa:
14:00 – Abertura
14:10 – “Ações de pesquisa da Embrapa na área de mecanização” – Dr. Gilmar Ribeiro Nachtigall, Embrapa Uva e Vinho
14:35 – “Manejo da planta visando à mecanização” – Dr. Terence Lee Robinson, Cornell University
15:15 – “Adequação dos pomares para mecanização” – Eng. Agr. Leandro Bortoluz, Proterra
15:45 – “Experiências em mecanização de pomares” - Eng. Agr. Marcos Dal Piaz, Frutival
16:15 - Demonstração de equipamentos para mecanização dos pomares das empresas:
- Metalúrgica Deon, Vacaria, RS
- Unyterra, Vacaria, RS
- Lupea Indústria e Comércio, Fraiburgo, SC
- Clairton Zanardi, Caxias do Sul, RS
- AgroNZ, Fraiburgo, SC
- JM Montagens Industriais, Vacaria, RS
18:00 - Encerramento



Nenhum comentário: