terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Serra Gaúcha no roteiro do projeto Wine Explorers


Jean-Baptiste (de camisa xadrez) e Ludovic Pollet
                                          Foto: Diego Adami/Ibravin/JN



Os jornalistas Jean-Baptiste Ancelot e Ludovic Pollet desembarcaram, dia 1 de dezembro, na Serra Gaúcha para uma imersão no universo vitivinícola brasileiro. Até dia 9,  a dupla fará um tour pela região, com visitas a vinícolas no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e também em Farroupilha, Garibaldi e Pinto Bandeira. O projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), é um dos apoiadores, por meio do agendamento das visitas na Serra.
A viagem integra o projeto Wine Explorers, que eles realizam desde janeiro deste ano. Até junho de 2017, pretendem explorar 250 regiões produtoras em 92 países, conhecer 1500 vinhedos e degustar mais de 15 mil rótulos. Alguns deles serão selecionados e levados para a França, onde comporão uma enoteca com vinhos do mundo inteiro.
No dia 12, em Porto Alegre, eles degustarão vinhos da Campanha Gaúcha e, no dia 17, em São Paulo, aprenderão sobre a produção vitivinícola do Vale do São Francisco e em Santa Catarina.
O Brasil é o 23º país da expedição, que já passou pelo continente africano (África do Sul, Namíbia, Zimbábue, Madagascar, Quênia, Etiópia e Egito, entre outros) e pela Ásia (Japão, Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul, China e Cazaquistão, entre outros). No continente americano, Jean-Baptiste e Ludwig já percorreram regiões produtoras nos Estados Unidos, México, Peru, Bolívia e Uruguai. A cada quatro meses, eles retornam à França, onde tiram uma folga de 15 dias, antes de retomar a viagem.
O planejamento inclui ainda países nas Américas Central e do Sul, Oceania, Europa e Oriente Médio. O roteiro completo pode ser conferido no site http://www.wine-explorers.net/en/our-destinations.

O francês JB e o canadense Ludwig, como são conhecidos o repórter e o fotógrafo/cinegrafista, colecionam mais de 800 mil leitores por mês entre as revistas The Drinks Business (Reino Unido (http://www.thedrinksbusiness.com/tag/wine-explorers/) e Le Figaro Vin (França) e o portal Wine Explorers (http://www.wine-explorers.net/), onde mantêm um blog com relatos da expedição. O projeto também tem perfis no Facebook e no Twitter.

Nenhum comentário: