sábado, 13 de dezembro de 2014

Lançados os dois primeiros azeites de Santana do Livramento


Minha terra natal, que já se destaca pela qualidade dos seus vinhos, especialmente os tintos, com, pelos menos, cinco boas vinícolas e vários produtores de uvas, entrou, agora, em outra riqueza que está chegando na região: a produção de azeites.
A Olivopampa colocou no mercado os Ouro de Sant´Ana Arbequina e Ouro de Sant´Ana Arbosana, azeites extra virgens de alta gama. São os primeiros azeites produzidos com azeites colhidas nos olivais instalados no Cerro da Tafona, região rural do município pelo peruano Fernando Rotondo, que lá se estabeleceu, primeiramente, com viveiro de mudas de oliveiras que fornece para vários projetos. Os azeites foram produzidos inteiramente com azeitonas sadias, colhidas manualmente no momento ótimo de maturidade; processados e mantidos seguindo os mais altos padrões de qualidade. O terroir da Tafona, onde também já existem vinícolas, “promete brindar grandes azeites”, garante Fernando.
Ouro de Santana Arbosana: 250ml e 500ml e Ouo de Santana Arbequina:: 250ml e 500 ml.
“Estes azeites são  frutos dos mais de 5 anos de paixão, investimento e dedicação, sempre cultuando a qualidade na produção agrícola e no processo produtivo da Olivopampa. Os dois azeites monovarietais, tiveram suas análises sensoriais realizadas por diversas personalidades do setor dentro e fora do Brasil entre eles: foi feita uma avaliação sensorial pelo Laboratório de Estudos Técnicos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, que os qualificou como extra virgem sem defeitos, muito frutados e pouco picantes.”
 Marcelo Scofano "azeitologo" brasileiro com ampla experiencia internacional refiriu-se ao Azeite Arbequina assim: "Azeite frutado de frutas maduras, com boa intensidade e notas evidentes de banana e maçã, muito típico de um bom arbequina.  Em boca entra com suavidade e elegância, com equilíbrio com as notas olfativas em intensidade, notas de frutos secos com persistência.  O harmonizaria com sobremesas, saladas, legumes e pescados." A análise química foi realizada pelo laboratório Cerelab, onde a acidez destes azeites foi auferida em 0,11AC OLEICO, prova do nosso comprometimento com os mais extremos padrões de qualidade da fruta antes e durante o processo produtivo.
Para conversar com Rotondo e obetr mais informações: Fone São Paulo,SP: 11.2309.5963 - Cel. Sant'Ana do Livramento:   55.55.9658.0868. Estou esperando que Rotondo me mande as garrafinhas para fazer as fotos.
Além de produzir mudas, manter seus olivais, colher azeitonas e prodzuir azeites, Fernando Rotondo é um incentivador dos projetos de oliveiras. Já forneceu mudas para vários proprietários rurais gaúchos que estão entrando na nova atividade, principalmente, na chamada região da Campanha e Serra do Sudeste. Inclusive, plantou 150 hectares de oliveiras do projeto da Fazenda Guarda Velha, de Luiz Eduardo Batalha, em Pinheiro Machado.
 Em Livramento, Rotondo incentivou e forneceu mudas para  Nely Fernandes (Cerros Verdes) 2 hectares; Otto Manuel Alves (Sarandi). 10 Hectares; Wilson Vigil (Cerros dos Munhos);  2 hectares; Queni de Oliveira (Vigia); 6 hectares; Konstantino Galanos (Tafona) 10 hectares. Este projeto é administrado por ele, pois a área é lindeira com a sua,na Tafona, que tem 30 hectares de olivais. Há outros projetos, em Livramento, com mudas de outros viveiros. Rotondo também plantou uma nova área para Andre e Beatriz de Lara Resende (10 Hectares), Vanildo e Flavio Lazarotto (30 Hectares em Candiota), “Nesta ultima estou fornecendo assistência técnica. Em breve iniciaremos um projeto de 8 hectares em Dom Pedrito”, concluiu. 
Página Web: www.olivopampa.com.br
Twitter: www.twitter.com/olivopampa

Nenhum comentário: