quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Ibravin homenageou governador Tarso Genro


  

Jorge Branco, do Gabinete dos Prefeitos, Guilherme Rech Pasin, pref. Bento Gonçalves, Tarso Genro, governador, Moacir Mazzarollo e Carlos Pavian, do Ibravin,
                                              Foto Caroline Bicochi/P.Piratini/D/JN


Um reconhecimento ao trabalho do governo do Estado do Rio Grande do Sul em prol do setor vitivinícola. Esse foi o tom dos discursos proferidos no final da tarde do dia 17 de dezembro,  na sede do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em Bento Gonçalves. A instituição prestou homenagem ao governador Tarso Genro, ao descerrar uma placa que deixará perpetuado o agradecimento por uma série de ações que têm contribuído para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, em especial, pelo aumento de 25 para 50% do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis). 
O governador agradeceu a homenagem e destacou o trabalho conjunto do poder público estadual e das entidades setoriais que têm fortalecido o vinho gaúcho. “Estamos produzindo um dos melhores espumantes do mundo e excelentes vinhos graças ao empenho e dedicação de todos os elos cadeia produtiva”, resumiu. O governador destacou o vinho como um produto que perpassa a importância comercial, tendo ligação com a cultura regional da Serra e do estado. “O desafio é crescer ainda mais nos próximos anos, aumentando a competitividade. Tenho certeza que o próximo governo dará sequência a esse trabalho”, afirmou, ao lembrar que o governador eleito, o ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, conhece o setor vitivinícola e deverá apoiá-lo. 
O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Moacir Mazzarollo, mencionou o aumento no repasse do Fundovitis como um marco que merece o reconhecimento e que tem contribuído para o trabalho da instituição. “Essa decisão deu maior autonomia ao Ibravin e o resultado estamos vendo na prática, com aumento de vendas e, principalmente, com a maior capacidade de investirmos em imagem”, disse.
O diretor executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas (Fecovinho-RS), Hélio Marchioro, citou outras ações do Executivo gaúcho, como a interlocução junto ao governo federal para controlar a entrada de vinho e mosto a granel da Argentina e sobre a regulamentação do selo fiscal.  “O governo aceitou o desafio de fortalecer o setor produtivo vitivinícola e, por isso, os últimos anos têm sido prodigiosos”, concluiu o dirigente da instituição que propôs a homenagem ao Conselho Deliberativo do Ibravin.          
O Fundovitis é o capital formado pelo recolhimento de taxa, pelo governo estadual, junto às vinícolas, conforme o volume de uva industrializado, a qual é creditada no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O aumento no percentual, de 25% para 50%, foi definido com a alteração da Lei 10.989/97, em 11 de janeiro de 2012.   

Nenhum comentário: