sábado, 13 de dezembro de 2014

Enólogo da Salton publica em revista científica e conhece o mundo do vinho


                                            Gregório Salton, enólogo
                                            Arquivo Salton

Mestrando na Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Gregório Bircke Salton, enólogo da Vinícola Salton, de Tuiuty, em Bento Gonçalves, tem artigo sobre sustentabilidade aplicada à indústria vitivinícola de Mendoza (Argentina) publicado na mais recente edição da revista Boletim da OIV. Desde o final de setembro, o profissional  frequenta aulas multidisciplinares na Universidade de Montpellier, França,  com o objetivo de ampliar a sua concepção sobre a gestão do setor. Concluído o primeiro módulo em Val de Loire (França), iniciou no dia 12 de novembro a segunda etapa da pós-graduação em Bourgogne. Até o final do curso, o enólogo passará pelas principais regiões de viticultura do mundo em mais de 20 países.
Como enfrentar os desafios de mudança climática, um dos maiores obstáculos de indústria mundial de vinho, é o tema principal do trabalho científico realizado em parceria com Carla Aruani, Verónica Ramírez, Carolina Coria, José Gómez, Pablo Blasco e Germán Berra.  O artigo traça um diagnóstico que tem por objetivo construir uma visão geral da atividade sustentável do setor do vinho de Mendoza, a fim de identificar práticas, estabelecer prioridades, verificar tendências em relação às exigências do mercado e determinar o grau de compromisso entre o setor e o ambiente.
Sobre a OIV
Entidade criada em 3 de abril de 2001 substituição ao Office International du Vin – uma instituição fundada em 1924 e transformada em Office international de la Vigne et du Vin em 1958 – é atualmente composta por 45 Estados membros, entre eles o Brasil, e por uma região com o estatuto de observação (Yantai, na China). Tem como principal missão o aconselhamento e a padronização em apoio aos diferentes representantes da viticultura, orientando os trabalhos científicos próprios e participando de processos de regulamentação nos domínios vitivinícola, de sanidade e saúde púbica.
A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do Brasil. Possui uma unidade no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, referência na elaboração de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. A outra unidade está localizada em Jarinu/SP e é uma planta piloto para desenvolvimento de novos produtos e aplicação de novas tecnologias – projeto que contempla a elaboração de produtos na categoria hard e soft drinks. Centenária e familiar, a empresa espera receber para este ano 90 mil turistas no seu complexo turístico. Mais informações sobre a empresa no site www.salton.com.br e no perfil do Facebook https://www.facebook.com/SaltonHarmoniza.





Nenhum comentário: