domingo, 7 de dezembro de 2014

06 – Castello di Amorosa – Il Barone


 Um casetlo século 13, em
 pleno Napa Valley (CA-USA)
 Há cabras e ovelhas nos vinhedos do Castello di Amorosa
 Com 107 quartos diferentes entre si
 E que são usados para degustação...
 dos vinhos Castello di Amorosa
 A coleção de garrafas, desde a pequenininha até a de 27 litros, que
 custa US$ 18 mil + imposto[

Um castelo típico do século 13, na Europa, foi construído para dominar os mais de 100 hectares de vinhedos, principalmente de Sangiovese, Cabernet e Merlot da Castello di Amorosa, no Condado de Napa, ser a vinícola da empresa e receber turistas do mundo todo, mas, principalmente, dos Estados Unidos. A visita é guiada e se pode degustar até seis vinhos da casa, tintos premiuns, brancos, roses e doces.
É de Dario Sattui, mesmo dono da V. Sattui, um apaixonado pela arquitetura medieval da Itália, onde possui outras propriedades. O castelo é relativamente novo, construído a partir de 1995, tem 121 mil metros quadrados, 107 salas usadas para promover o vinho da casa e cavernas escavadas no morro para envelhecimento dos vinhos.
Entre os vinhos de destaque do Castello di Amorosa, vale experimentar Dry Gewurztraminer 2013, Passito Late Harvest Semillon/Sauvignon Blanc 2010, Barone Reserva Cabernet Sauvignon 2010, Napa Valley Sangiovese 2010, Zingaro 2011 e Fantasia 2013, produtos que, recentemente, ganharam várias medalhas no concurso Internacional de Vinhos de São Francisco.

Tudo chama a atenção no castelo de Dario Sattui, mas gostei muito da coleção de garrafas de Il Barone em todos os tamanhos usados na vinicultura. Desde a Bottle, com 375 ml, até a Goliath/Primat, com 27 litros de vinho, ao preço de US$ 18 mil + imposto. Os demais tamanhos são: Bottle 750 ml; Magnum, 1,5 l; Doble Magnum, com 3 l; Imperial, 6 l; Salmanzar, 9 l; Balthazar, 12 l; Nebuchadnezzar, 15 l; e Melchor, 18 l.

Nenhum comentário: