sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Vinhos Sopra conquista mercados

                                Vinhos Sopra das altitudes gaúchas

                                                  Alejandro Cardozo, enólogo
                                        Edith Auler, jornalista
                                        Foto Arquivo JN

A vinhos Sopra, nova vinícola gaúcha, localizada em Muitos Capões (Vacaria), nos Campos de Cima de Serra, está obtendo boa receptividade para seus vinhos de lyitude, segundo a jornalista Edith Auler, responsável pela divulgação. O vinhedo  fica a 950 metros de altitude, nas proximidades da fronteira com Santa Catarina.
A linha, que já vinha sendo comercializada em boutiques especializadas em bebidas no interior do Estado, passou a ser vendida também, a partir setembro de 2014, em lojas e restaurantes de Porto Alegre e São Paulo. De acordo com a direção da empresa, no primeiro semestre deste ano, o Sopra comercializou 12% a mais que o mesmo período do ano passado. Com uma produção anual média de 15 mil garrafas, a linha vem ganhando espaço nas gôndolas pela excepcional qualidade de seus produtos, com vinhedos a 950 metros de altitude.
O sommelier da casa, Junior Maroso, adianta que o Vinho Sopra deve apresentar em breve ao mercado seu novo espumante. Hoje, a empresa produz as variedades pinot noir, chardonnay e merlot. O enólogo responsável é o uruguaio Alejandro Cardozo, geralmente bom de vinho...
Até o final deste ano deverão ser inauguradas as instalações da vinícola, parte de um grande projeto gaúcho de produção de frutas, especialmente maçãs. Haverá acomodações para a prática do enoturismo.
A produção iniciou em 2008. Na época, a família Varaschin queria ampliar a área plantada do pomar de maçãs na fazenda em Muitos Capões. Foi quando descobriu que a parcela de solo onde pretendia semear as novas macieiras era muito semelhante ao de Chablis (Borgonha) e apostaram nas uvas. O nome Sopra vem do italiano. Significa “estar sobre” “acima", unindo a cultura italiana da família com o fato de os vinhedos estarem localizados numa grande altitude.
Cercado por lindas paisagens, com inúmeras árvores nativas, em especial, as araucárias, os vinhedos convivem com longos invernos e temperaturas muitas vezes negativas e verões secos, permitindo uma concentração de aromas e sabores nas variedades de alta qualidade. "Solo com boa drenagem da água da chuva, ventos constantes, que são secadores naturais das vinhas e a altitude, garantem uma vocação natural do terroir à fruticultura", explica Ermano Varaschin, proprietário do Vinhos Sopra.
Pontos de vendas no RS e SP:
Vinum - Rua Marquês do Herval, 52 - Moinhos de Vento tel 51 3395-4597
Vinho & Arte - Rua. Múcio Teixeira, 107 - Menino Deus tel 51 - 3072 1777
Vinhos & Sabores - Rua Gen. Lima e Silva, 693 - Cidade Baixa tel 51 3062 4699
Wine Box Bistrô - Travessa da Paz, 44  tel 51 3013 7717
Atelier  das Massas - Rua Riachuelo, 1482 - Centro Histórico tel 51 3225-1125
Rei do Cordeiro - Av. dos Estados 111 - São João51 3344 5547
Em Caxias do Sul -RS - Boccati  - Rua Antônio Ribeiro Mendes, 2043 - Bairro Sta Catarina 54 3224-9900
Em São Paulo  - Celebrai Vinhos - Rua Coronel Francisco Amaro, nº 33 - Centro - Santo André - SP - 11 3593.2412
www.vinhosopra.com.br ou www.facebook.com/vinhosopra




Nenhum comentário: