sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Um bom filé ao molho de vinho


Não sou muito de comidas ao molho de vinho, porque acho muito difícil encontrar o ponto certo, de forma que o vinho não se sobressaia sobre o sabor da comida. Uma chefe de cozinha paulista, a Karina Papa, que viajou comigo por Portugal, me garantiu que as comidas que ela prepara com vinho são maravilhosas e com elas não acontece isso que temo. Infelizmente, ainda não pude experimentar um bom prato feito pela Karina.
Mas, dia desses, experimentei uma receita da Bunge Brasil e gostei. Ela foi enviada pela Lais Nogueira, da Inpresspni. Tornedor de filé ao molho de vinho, preparada para quatro porções.
Ingredientes
Filet mignon
8 unidades de tornedor de filet mignon (1 kg)
2 colheres (sobremesa) de sal (8 g)
Pimenta-do-reino a gosto
4 colheres (sopa) de margarina Delícia Supreme (50 g)
2 dentes de alho cortados ao meio (14 g)
1 cebola roxa grande picada (140 g)
Ramos de tomilho, alecrim e folhas de louro, a gosto
2 colheres (sopa) de conhaque (24 g)
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico (24 g)
1 xícara (chá) de vinho tinto (240 g)
1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo (10 g)
1 colher (chá) de sal (2 g)
1 colher (chá) de açúcar (2 g)
Pimenta-do-reino a gosto
5 colheres (sopa) de margarina Delícia Supreme (50 g)
Batatas grelhadas
20 batatas bolinhas médias (500 g)
Sal a gosto
1 ½ colher (sopa) de margarina Delícia Supreme (15 g)
Modo de Preparo
Batatas: Lave bem e descasque as batatas. Em uma panela contendo água fervente e sal, leve as batatas para cozinhar até que fiquem macias. Escorra bem a água e reserve. Próximo à hora de servir leve-as para grelhar com a margarina Delícia Supreme.
Filet mignon: Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino. A uma frigideira larga e revestida com camada antiaderente, bem aquecida, coloque metade da margarina Delícia Supreme. Acomode a metade dos filés e, em fogo alto, frite-os primeiro de um lado e depois do outro para selar. Abaixe o fogo para médio e frite cada lado por 2 a 3 minutos. Reserve-os quente e repita a operação. Junte o alho, a cebola e as ervas para liberarem o sabor. Adicione o conhaque e flambe. Acrescente o vinagre balsâmico, o vinho tinto, a farinha de trigo, o sal, o açúcar, a pimenta e misture bem. Deixe reduzir e depois peneire o molho. Adicione a margarina Delícia Supreme e misture bem até que o molho fique aveludado.

Sirva dois tornedor por pessoa, acompanhados com as batatas grelhadas e folhas de agrião.

Nenhum comentário: