segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Solidariedade à mesa merece um brinde

 Fernando Lucchese, médico cardiologista, bom de bisturi e bom de vinho
Arquivo JN

Nos dias 23 e 29 de outubro, parte da renda dos resturantes Vilaró (Rua Fernando Gomes, 1401) e Parrilla Del Sur (Av. Nilópolis, 111), em Porto Alegre,  será destinada para a construção da nova UTI pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Misericórdia, dentro de um projeto de arrecadação de recursos criado pelo médico cardiologista Fernando Lucchese – o que fez a minha cirurgia do coração há 12 anos -, diretor do Hospital São Francisco, do Complexo Santa Casa, que possui, também, o Hospital da Criança Santo Antonio.
A força do meu médico, também escritor e apreciador de grandes vinhos, já foi demonstrada em várias ocasiões e, agora novamente. Ele começou o movimento para arrecadar dinheiro para a UTI há menos de um mês e já recebeu R$ 1.350.000,00 de doadores como João Ricardo Vontobel, Nora Teixeira e Alexandre Grendene, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Pompéia, Oleoplan, Tintas Renner, Medabil, SLC e Marcopolo. O próximo passo será um baile, dia 7 de novembro, na luxuosa casa de eventos NTX, em Porto Alegre, no qual se espera arrecadar R$ 1 milhão, com a venda de ingressos, e mais dinheiro através da venda de obras de arte doadas por artistas gaúchos.
A estratégia de Lucchese foi das melhores. Sesibilizou para a causa dez proeminentes mulheres da sociedade porto-alegrense, todas mães,  e elas decidiram unir esforços para ajudar a tornar realidade a nova UTI pediátrica. Juntas, Claudia Nubia Warken Bartelle, Helena Dahne Bartelle, Josiane Nogueira de Castro, Mariana Araújo Santos Chies, Marina Sirotsky, Nora Livonius Teixeira, Renata Callage, Rosana da Silveira, Sabrina Lopes Ribeiro e Scheila Vontobel criaram o grupo Voluntárias pela Vida, que está trabalhando para angariar os fundos necessários para execução do projeto junto à comunidade através de promoções beneficentes. O primeiro milhão foi obra delas.
Já o projeto Mês Solidário à Criança, dos dois restaurantes, foi idéia de Mauro Pils, dono da rede, com o objetivo de contribuir com a criação de 10 novos leitos de UTI do Hospital Santo Antônio, espaço que atende principalmente bebês portadores de cardiopatias, além de realizar procedimentos de alta complexidade.

A iniciativa do Lucchese, a decisão de Mauro Pils e dos demais doadores merece um brinde. Meus cumprimentos a todos eles, alguns dos quais conheço bem.

Nenhum comentário: