quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Pela primeira vez o Estado de São Paulo tem um vinho selecionado entre os 16 melhores do país



                              A argentina Cláudia Quini e Cláudio Góes
                              D/JN

Do total de 290 vinhos inscritos, o Cabernet Franc da vinícola Góes está entre os melhores do Brasil da safra de 2014. A Vinícola Góes, localizada em São Roque, interior de São Paulo, foi contemplada na 22ª Avaliação Nacional de Vinhos, na categoria Tinto Fino Seco, com o vinho Cabernet Franc, produzido exclusivamente com uvas paulistas. Pela primeira vez, o Estado de São Paulo recebeu destaque nesse evento, que é o mais importante do Brasil, pois avalia os melhores vinhos da safra em seu respectivo ano, e o Cabernet Franc foi selecionado entre os 16 mais representativos.
Há cerca de 15 anos a empresa se dedica e investe em pesquisas de campo, com um parreiral experimental onde já foram testadas cerca de 30 variedades de uvas viníferas. O Cabernet Franc mostrou bons resultados e a vinícola apostou nessa casta com sua produção em escala. O fator climático esse ano, sem dúvida, contribuiu para esse resultado satisfatório. “Neste início de ano, durante a maturação, tivemos poucas chuvas e com isso conseguimos produzir uvas com ótima qualidade e alcançamos essa excelente avaliação com muito orgulho”, comemora Fábio Góes, enólogo da companhia.
Durante a 22ª Avaliação Nacional de Vinhos, os vinhos foram apresentados para os degustadores e para uma mesa de 16 comentaristas, composta por especialistas renomados do Brasil (como Luciano Vian, Presidente da Associação Brasileira de Enologia), da França (como Sergio Dubois, presidente da União Internacional de Enólogos), da Espanha, Argentina, Inglaterra e Uruguai. Todos avaliaram os 16 vinhos “às cegas” levando em consideração critérios como aspecto visual, aroma e sabor.
Coube a especialista argentina Cláudia Quini, presidente da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), comentar a décima amostra apresentada, o vinho Cabernet Franc (que ao final seria revelado como o representante de São Paulo). Além de destacar a história dessa variedade de uva, Cláudia ressaltou a cor rubi brilhante do vinho, seu aroma com muita fruta e um herbáceo adocicado e seu sabor com corpo media e acidez equilibrada , bastante gastronômico.
 “É com imensa satisfação que a Vinícola Góes recebe esta distinção do vinho Cabernet Franc. Fomos agraciados e reconhecidos nacionalmente pelo nosso trabalho. Estamos muito felizes por essa conquista, e temos a certeza de que o esforço, o carinho e a dedicação que sempre tivemos através do exemplo dos nossos antepassados, somados à nova tecnologia no campo e no interior da vinícola, estão gerando literalmente, grandes frutos”, brinda Cláudio Góes, diretor geral da vinícola.
Fundada em São Roque (SP), a Vinícola Góes tem duas unidades nesta cidade e uma em Flores da Cunha, na serra gaúcha. As instalações do interior paulista produzem os vinhos de mesa (moagem das uvas, fermentação, maturação e engarrafamento) e vinhos finos a partir de uvas cultivadas em seu campo experimental, tais como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Malbec – além de uvas híbridas como a Lorena, desenvolvida no Brasil pela EMBRAPA. Em Flores da Cunha, uma das regiões de maior produção de vinhos do Brasil, a empresa conta com modernos equipamentos de vinificação e estocagem, com capacidade de produção de 10 milhões de litros/ano. Seus vinhos são distribuídos nas principais capitais brasileiras e estão entre as marcas mais lembradas na produção nacional.


Nenhum comentário: