quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Cordeiro e bom vinho Carmenère

Nei Cesar Mânica, da Expodireto Cotrijal, Ana Amélia Lemos, Antonio Sartori, Roberto Rodrigues e Paulo Pires, da Fecoagro
                                  Divulgação/JN

Desta vez, o Antônio Sartori não me convidou, mas soube que ficou excelente o cordeiro que ele preparou, dia 25 de setembro, em sua casa, em Porto Alegre, para receber, especialmente, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Roberto Rodrigues, e a candidato ao governo do Rio Grande do Sul, senadora Ana Amélia Lemos. Foi um cordeiro tipo lã, portanto de gosto mais acentuado e com alguma gordura, trazido diretamente dos campos de São Luiz Gonzaga, temperado com sal de cocho e ervas de jardim, que passou, inicialmente, quatro horas em forno italiano a 180°; depois, uma hora e meia a 200° e, finalmente, mais algum tempo a 250°, em infravermelho, temperado com hortelã inglês, acompanhado por batatas ecológicas al murro, elaboradas no mesmo forno, com alecrim, enquanto Roberto Rodrigues bebia seus martelinhos de Jack Daniels.
A delícia foi acompanhada por vinho Carmenère Laurentia, elaborado com muito carinho pelos médicos Gilberto e Leonor Schwartsmann, em sua bela fazenda na Barra do Ribeiro (RS). Criado mediante fermentação tradicional em tanques de aço inox e envelhecido em barricas de carvalho francesas e americanas durante 6 meses, é um vinho característico desta nova região vitivinícola gaúcha, nas proximidades da Lagoa dos Patos, e que já ganhou uma Medalha de Bronze no International Wine Challenge 2013, em Londres.
A senadora Ana Amélia, que adora carne de cordeiro, degustou com entusiasmo. E prometeu, se for eleita governadora do Rio Grande do Sul, nas eleições de domingo, dia 5 de outubro, vai providenciar bons encontros com carne de cordeiro, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, depois de assumir o governo, em 2015.

Nenhum comentário: