segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Cachaçaria Weber Haus dobra capacidade de produção em Ivoti

                               Novo equipamento na cachaçaria de Ivoti
                                Foto Orestes de Andrade Jr./D/JN

A cachaçaria gaúcha Weber Haus adquiriu recentemente um novo equipamento de moagem da cana-de-açúcar que permitirá dobrar a sua produção. Com a melhora no processo de extração do açúcar da cana, a estimativa é aumentar a produção nesta safra. No ano anterior, o alambique produziu 255 mil litros de cachaça. “Com a nova tecnologia, é possível retirar mais açúcar da cana, já que a mesma é prensada mais de uma vez. A cana-de-açúcar passa por água quente, o que permite a extração de uma maior porcentagem de açúcar da fibra da planta”, esclarece o diretor da Weber Haus, Evandro Weber.
A colheita da cana-de-açúcar na Weber Haus teve início no final de julho e o clima contribuiu para o sucesso desta safra, que deve chegar a uma produtividade de 108 toneladas por hectare de cana, três toneladas a mais do que em 2013. “É um ano diferenciado. O calor e a chuva do verão incluenciaram na qualidade da cana”, destaca Evandro. A colheita dura praticamente seis meses de julho a dezembro. “Colhemos praticamente todos os dias, sendo uma boa oportunidade para os visitantes acompanharem a produção de nossas cachaças artesanais”, diz Evandro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h. Grupos com mais de dez pessoas devem agendar pelo telefone (51) 3563-4800.
A cana-de-açúcar
As variedades de cana-de-açúcar utilizadas na produção da Cachaçaria Weber Haus são crioulas, ou seja, da própria região (a cana vermelha e a branca), escolhidas por sua adequação ao solo, características de manejo e grau de doçura. A cana cultivada só recebe tratamentos ecológicos no plantio, na capina, no corte e na rebrota.
Evandro Weber explica que, para evitar a acidez na fermentação, o intervalo entre o corte da cana e a moagem é reduzido a poucas horas. É também na moagem que são tomadas as primeiras providências de higiene, de decantação e de filtragem, para obter uma garapa (caldo da cana) de boa qualidade. “Com a garapa em condições e em graduações adequadas de sacarose (doçura), o processo de fermentação, a partir de componentes orgânicos, ocorre de maneira mais natural possível”, relata.
Sobre a Weber Haus
Com canaviais próprios em Ivoti, interior do Rio Grande do Sul, na chamada Rota Romântica, a empresa está sediada no mesmo lote de terras onde a família de imigrantes alemães alojou-se há quatro gerações, e opera com destilaria desde 1848. Além do mercado nacional, hoje a marca é encontrada nos Estados Unidos, Itália, Alemanha, China, Irlanda, Canadá, Ilhas Bermudas, França e Japão. 

A empresa possui uma vasta linha de bebidas orgânicas e também envelhecidas que compõem o seu rol de cachaças Premium e Extra Premium – uma referência de qualidade no mercado brasileiro, bem como sua linha de coquetéis Lundu. Outras informações sobre a empresa podem ser obtidas através do site www.weberhaus.com.br

Nenhum comentário: