quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Workshop apresenta operacionalização do Modervitis para setor vitivinícola

Promovido pelo Ibravin e Embrapa Uva e Vinho, evento é voltado aos representantes da cadeia produtiva e apresentará o papel dos diversos órgãos na sua implementação
Para esclarecer a operacionalização do Programa de Modernização da Vitivinicultura (Modervitis) a produtores, representantes da indústria e demais setores da cadeia produtiva, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promovem o Workshop de Articulação Setorial do Modervitis, nesta sexta-feira (19). O encontro ocorre no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, a partir das 9h e é aberto ao público. 
O coordenador do Modervitis e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, destaca que o evento é importante por tratar de assuntos que são fundamentais para que o programa seja efetivo. Entre os temas, Protas cita como serão feitos os financiamentos de máquinas e equipamentos. “Queremos divulgar ao setor como será a operacionalização do projeto e deixar claro qual será a competência de cada entidade e de cada ministério”, diz. O evento será mediado pelo diretor-executivo do Ibravin, Carlos Paviani. 
A programação inicia com a palestra do coordenador do Modervitis sobre os aspectos estruturais e operacionais do programa. Em seguida, serão apresentados os papéis e as funções dos diversos órgãos que fazem parte do programa: Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES); Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os painéis serão seguidos por debate.

O Modervitis foi criado tendo em vista a defasagem tecnológica na produção da uva, em especial para a produção de vinho de mesa e suco, assim como no processamento por parte de empresas vinícolas instaladas nos polos mais antigos e tradicionais de vitivinicultura. Segundo a coordenação do programa, a necessidade de avanço do setor se torna cada vez mais evidente diante da crescente competitividade do mercado em escala mundial. A meta final é adequar a matéria-prima e a estrutura tecnológica de processamento para obtenção de produtos com padrões de qualidade e competitividade internacional. A portaria que criou o Modervitis foi assinada em junho deste ano, pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges.   

Nenhum comentário: