quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Hospede-se no Laticastelli e participe da Festa do Olio Nuovo


                                Laticastelli, belo hotel, bons azeites, excelentes vinhos
                                Arquivo JN

Quem está começando a aprender a degustar nos azeites, com o desenvolvimento da oleicultura no Rio Grande do Sul, após o plantio de mais de 1.200 hectares de oliveiras, cujos primeiros azeites já estão chegando ao mercado, deve aprofundar seu conhecimento indo à terra de grandes azeites, que é a Itália, e, particularmente, à Toscana. Em novrmbro, acontecerá a tradicional celebração da colheita de azeitonas e produção de azeite na Toscana. A dica é hospderar-se no belo hotel Laticastelli.
A região da Toscana, na Itália, esbanja uma riqueza cultural invejável. Por lá existem diversas tradições que foram mantidas durante milhares de anos. Uma delas é a Festa do Olio Nuovo, que acontece geralmente nos dois primeiros domingos de novembro e celebra a produção do primeiro azeite do ano.
De aroma forte e sabor um pouco amargo, o Olio Nuovo é bem diferente dos azeites que estamos acostumados a encontrar nos supermercados. Trata-se de um produto artesanal e extremamente puro. Para entender melhor o processo de produção, é possível visitar os frantoios (locais onde são feitos) durante o período das festas.
A degustação desse azeite singular é acompanhada de fatias de pão torrado ou então dos feijões brancos típicos da Toscana. Para completar, vale também experimentar o Vino Novello, vinho que também pode ser encontrado durante essa época do ano.

Para curtir ao máximo esta festa tão especial é preciso se hospedar em um hotel à altura, como o Laticastelli Country Relais. Instalado em uma fortaleza construída no ano de 1200, o hotel consegue aliar tradição a muito conforto. A infraestrutura conta com piscina, campo para cavalgadas, oliveiras dentro do próprio terreno - que podem ser visitadas - e o restaurante La Taverna, onde pode-se provar a gastronomia local e os belos vinhos da região de Chianti, em frequentes degustações organizadas para os visitantes. Situada em um ponto estratégico da Toscana, essa pequena joia pode servir de base para todos os passeios pela região.Mais informações podem ser obtidas no site www.laticastelli.com ou na fanpage https://www.facebook.com/laticastellibrasil.

Nenhum comentário: