quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Guatambu Estância do Vinho lança vinho Angus



                                                Isadora Pötter e o Tannat Angus 2014
                                                Foto ZZZ Peres/D/JN

Estive com a Isadora Pötter, durante a 37ª bExpointer, em Esteio, e ela mostrou-me uma garrafa do novo lançamento da Vinícola Guatambu, de Dom Pedrito, o varietal Tannat 2014, elaborado com uvas da Serrinha de Dom Pedrito e usando um rótulo em homenagem ao gado Angus, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Angus. Quem faz muito isso são os argentinos. Valter José Pötter, dono da Guatambu, apesar de criador de Hereford e Braford, deu esta colher de chá ao Angus. 
O produto, um varietal Tannat, safra 2014, foi produzido nas dependências da vinícola. As parreiras que dão origem ao fruto se situam em uma área de reserva legal, de campo nativo do Bioma Pampa, onde somente o pastoreio do gado é realizado. Segundo a sommelier e uma das proprietárias da Guatambu, Isadora Hermann Pötter, o terroir da Campanha Gaúcha é perfeito para a produção de uvas tintas, como a Tannat, o que garante a colheita de uma fruta em plena maturação, o que garante mais polifenóis na bebida.
Em 2013, a Guatambu produziu 1000 garrafas sob encomenda da instituição, que esgotaram em dois meses. Este ano, comemorando os 51 da Associação, um lote limitado de garrafas foi produzido. Segundo o Diretor Geral da Associação, Reynaldo Titoff Salvador, a escolha da Guatambu para a produção do vinho Angus foi pela harmonização da uva com a carne: “Unir a carne de qualidade Angus com um vinho Tannat como o da Guatambu é garantir a harmonização perfeita”. Os vinhos podem ser adquiridos diretamente na vinícola pelo valor de R$ 33,00, com preço especial para sócios Angus.






Nenhum comentário: