quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Degustação de vinhos Lidio Carraro na Expointer

O Agnus Cabernet Sauvignon da Lidio Carraro é ideal para acompanhar um prato com carne de cordeiro
Arquivo JN

A vinícola boutique Lidio Carraro lançará na 37ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), um vinho muito apropriado para  o grande momento do agronegócio brasileiro. O rótulo da linha Agnus, cordeiro em latim, o Lidio Carraro Agnus Cabernet Sauvignon 2012 - uma homenagem às Terras de Encruzilhada do Sul e à filosofia Purista da vinícola, poderá ser degustado neste sábado (dia 6), no estande da Boccati, setor A, quadra 48, das 10h às 20h.
A enóloga Mônica Rossetti, depois de cumprir com muitos reconhecimentos, no país e no cenário internacional, a missão de criar o vinho que representou o Brasil na Copa do Mundo, leva a Expointer um exemplar criado nas Terras de Encruzilhada do Sul.  Famosa pela criação de cordeiros, a região, de clima subtropical, solo granítico-arenoso, com baixo teor de matéria orgânica e ótima drenabilidade, caracterizada por verões relativamente quentes e secos, dias ensolarados e noites frias, principalmente no período de maturação das uvas, o que contribui para um maior índice de polifenóis, importante para a coloração, estrutura e potencial de envelhecimento dos vinhos, deu origem a um vinho de  coloração intensa vermelho rubi, com reflexos violáceos.
Sempre fiel ao conceito Purista,  que se inicia com um meticuloso estudo de clones e mapeamento de solos, rigoroso controle de produção, até o recebimento da uva por gravidade e vinificação de grandes vinhos sem o uso tradicional da madeira, o Lidio Carraro Agnus Cabernet Sauvignon 2012 traz na sua essência o sabor de frutas vermelhas maduras e especiarias, como ameixa preta, pimenta e chocolate. É um  vinho frutado, equilibrado, com ótima estrutura, taninos maduros e macios.  Harmoniza com perfeição com um bom churrasco, carnes vermelhas, cordeiro e caças, massas, risotos e pizzas com queijos mais curados.
Suas últimas edições já somam diversos reconhecimentos no exterior. Ganhou 17 (90 pontos) pela renomada Jancis Robinson,   4 estrelas na Vinforum, na Dinamarca, e foi o vinho recomendado como referência em custo x benefício pelo Sommelier Benjamin Fanuel, no Le Quotidien Luxembourgish Newspaper. 

Nenhum comentário: