quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Degustação de vinhos do Movimento dos Vinhateiros Independentes do Chile


Será na Vinho & Arte, em Porto Alegre,  no próximo dia 23, terça-feira, a partir das 20h, sob coordenação da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, a degustação de vinhos do Movimento dos Vinhateiros Independentes do Chile, iniciativa da Confraria do Bom Vin. Desta vez, será cobrado um valor de R$ 40,00 por pessoa. Além dos pães e frios, haverá hambúrgueres que serão preparados pela confreira Biba Retamozo. 
A união de diversas pequenas vinícolas familiares do Chile: trabalhos independentes, criativos, histórias de vinho, paixão, pessoas que descobriram no Chile sua nova vida, terroir. Os integrantes do Movimento das Vinícolas Independentes são movidos por sua paixão pelo vinho produzido artesanalmente. Aqui não existem grandes conglomerados empresariais, nem mecenas que patrocinem um projeto. Cada garrafa é produzida de modo a refletir o caráter e a identidade do terroir de seu local de origem.
O sentimento comum a todos que fazem parte do MOVI é, sobretudo, o amor pelo bom vinho. Seus integrantes vêm de diferentes origens e nacionalidades, sendo este um diferencial que proporciona uma visão mais abrangente além da participação ativa e dinâmica em um mundo onde a homogeneidade caminha a passo largos.Cada membro do MOVI tem um compromisso honesto e desinteressado pela independência, transmitindo em cada etapa da produção sua maneira de interpretar determinados terroir e vinhedos, e que são manifestados na forma de viticultura, vinificação, envelhecimento e distribuição.
O Movi surgiu  em uma indústria já estabelecida, de caráter impessoal e de alta tecnologia, cujas tendências de mudanças já vêm sendo sentidas em diversas partes do mundo, sendo representadas em nossos país por um grupo de profissionais que conhecem profundamente a realidade chilena e que buscam contribuir com esta missão, proporcionando um desenvolvimento sustentável.Em uma tarde quente de verão de 2009, nasce MOVI. Os 12 sócios fundadores formalizaram a criação do grupo e seguem neste caminho de consolidação, encantando e dando ar fresco a uma indústria conservadora.
Membros do Movi: Bravado Wines, Bustamante, Clos Andino, Flaherty Wines, Garage Wine Co, Gillmore, I Wines, Lagar de Bezana, Meli, Montsecano, Peumayen, Polkura, Reserva de Caliboro, Rukumilla, Starry Night, Trabun, Villard e von Siebenthal.
Serão degustados os vinhos:
- Meli Riesling, Valle de Maule
- Clos Andino Chardonnay
- Meli Carignan
- Emocion Starry Night Pinot Noir
- Bustamante La Orilla
- Trabun Syrah (eleito o melhor vinho do Guia Descorchados 2014).
Às 20h, na Vinho e Arte, à rua Múcio Teixeira, 107, em Porto Alegre.


Nenhum comentário: