domingo, 28 de setembro de 2014

Avaliação Nacional de Vinhos II – Uma degustação muito além da taça



                                 É uma magnífica festa do vinho
                                

                                Moscato Giallo degustado verdadeiramente às cegas
                                Fotos Jeferson Soldi

A jornalista Lucinara Masiero, que ajuda a organizar a Avaliação Nacional de Vinhos desde sua primeira edição, destacou que mais de 850 apreciadores de 11 estados brasileiros e 10 países estiveram na degustação para conhecer  a qualidade da safra 2014. Escreveu:

“Toda degustação de vinhos coloca à prova os sentidos da visão, olfato, paladar, tato e audição. A 22ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2014, realizada no dia 27 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, foi muito além, despertando nos mais de 850 apreciadores sensações e emoções particulares. A expressão da safra pode ser compartilhada pelo público, que degustou 16 amostras selecionadas entre 90 vinhos classificados entre os 30% mais representativos de um total de 290 inscritos por 58 vinícolas de todo o Brasil. 
Por quase cinco horas, o silêncio invadiu o auditório. Olhares atentos ao movimento orquestrado dos 90 alunos dos cursos de Viticultura e Enologia, Enoturismo e Sommelier, que cumpriram o serviço do vinho com maestria. Para cada amostra, 90 garrafas, totalizando um universo de 1.440 garrafas. E para surpresa do público, a oitava amostra foi degustada por todos às cegas em seu sentido literal, numa idéia que nasceu na Associação Brasileira de Enologia, entidade promotora, e foi sugestão do pessoal do Spa do Vinho. Todos foram convidados a vendar os olhos com uma bandana e mergulhar no universo do vinho de uma maneira diferente, ousada. “A experiência foi emocionante e levou todos a explorar diferentes sensações e emoções. Mais uma vez, conseguimos tocar no íntimo das pessoas, tendo o vinho como centro das atenções”, comemorou o presidente da ABE, enólogo Luciano Vian. Foi no momento de degustação do Moscato Giallo da Giacomin. Um vinho relativamente fácil de identificar, quanto à variedade, mas não quanto a procedência, pois há excelentes Moscatos na serra gaúcha. 
A maior degustação de vinhos de uma safra também foi marcada pela presença de grandes nomes do mundo vitivinícola no painel de comentaristas, entre eles os presidentes da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), a argentina Claudia Quini, e da União Internacional de Enólogos (UIOE), o francês Sergei Dubois. A casta de especialistas contou, ainda, com a participação dos presidentes do Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai (Inavi), José Lez e da União Espanhola de Degustadores, Fernando Gurucharri. Integraram o grupo personalidades como o empresário e narrador esportivo Galvão Bueno (TV Globo) e o ator Selton Mello, que ganhou aplausos ao citar Millor Fernandes quando disse “eu não tomo juízo, eu tomo vinho”, além de consultores internacionais, médico, sommelier, jornalistas especializados e enólogos com destaque para o Enólogo do Ano 2013, Juliano Perin. O 16º comentarista, como sempre, foi sorteado entre o público, o analista de sistemas Eduardo André Rambo. 
O presidente da ABE, Luciano Vian, destacou a importância da Avaliação como referência para o setor junto ao mercado interno e externo. “A Avaliação antecipa o que vai estar no mercado, atraindo olhares do mundo todo. A minuciosidade dos critérios em cada etapa conquistou uma credibilidade que se renova e conquista novos apreciadores a cada safra. Ver este auditório lotado com pessoas atraídas pelo vinho nos enche de orgulho e nos dá a certeza de que a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo tem vida longa. Saúde aos vinhos brasileiros”, salientou.
Muito mais que um concurso, a Avaliação Nacional de Vinhos cumpre um papel de análise da produção nacional, integrando 120 enólogos que degustam e avaliam as amostras seguindo normas internacionais. O resultado é um grande espetáculo que reúne público e comentaristas para juntos celebrar a qualidade do vinho brasileiro. 
A rotina se repete há 22 safras. Neste período, o evento já avaliou cerca de cinco mil amostras e reuniu um público próximo a 14 mil pessoas. Intimamente ligado à cadeia produtiva da uva e do vinho, a Avaliação tem importante papel na evolução da qualidade do vinho brasileiro, servindo como referência para a escolha de variedades de uvas e lançamento de produtos. Por fim, o público foi surpreendido pelo show de Johnny Presley, cover do Elvis Presley, que reviveu sucessos do rei do rock.


Nenhum comentário: