quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A estação mais florida do ano pede bons vinhos brasileiros


O presidente da Câmara Setorial da Uva e do Vinho do Estado de São Paulo, pasta da Secretaria da Agricultura do Estado, Cláudio Goes, escreveu um artigo sobre o vinho brasileiro. Ei-lo:
“Com o fim do inverno e início da primavera, as temperaturas começam a subir. Há um certo frescor e alegria na estação mais florida do ano.  Uma variedade imensa de vinhos vai ao encontro desse agradável clima: espumantes, brancos, rosés e alguns tintos mais leves.  Foi-se a ideia de que o produto só deve ser consumido quando as temperaturas estão mais baixas.
Para essa nova estação, os vinhos rosés ganham destaque. Elegantes e aromáticos,harmonizam perfeitamente com o clima ensolarado e com pratos mais leves. Não podemos esquecer do suco de uva, importante aliado à saúde que vem ganhando espaço na vida dos brasileiros, e dos espumantes, que combinam com o clima ameno da estação das flores. 
A safra das uvas para a produção dos vinhos também se beneficia com o clima da estação. No início da primavera, quando a temperatura está igual ou superior a 18ºC ocorre a brotação das videiras. Dias com bastante insolação e pouca umidade são favoráveis para o solo, já que garante a polinização das flores, a fertilização e a fixação dos frutos.
As características da vitivinicultura brasileira são particulares e diferem dos países vitivinícolas, devido às condições climáticas do país. Porém, isso confere aos nossos vinhos tipicidade própria.
Nós, da Câmara Setorial da Uva e do Vinho do Estado de São Paulo, junto com o Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin – prevemos um melhor desempenho para o setor vitivinícola brasileiro no segundo semestre de 2014 e avaliamos um crescimento significativo do comércio do suco de uva e o reforço dos espumantes.
Confiamos que o período promete movimentar o setor e favorecer os empresários. Há bons vinhos brasileiros disponíveis, para todos os gostos!
Escolha o seu preferido e brinde a estação que se aproxima!”

Cláudio Góes 

Nenhum comentário: