segunda-feira, 8 de setembro de 2014

8º Leilão Virtual Matrizes Dorper VPJ



Valdomiro Poliselli Júnior promove mais uma grande oferta de matrizes Dorper e White Dorper

A ovinocultura de corte cresce vertiginosamente e junto a ela duas raças se diferenciam quando o assunto é produção de carne de alta qualidade. São a Dorper e a White Dorper, que nasceram na África do Sul e rapidamente conquistaram o mundo. Pioneiro, o empresário e selecionador Valdomiro Poliselli Júnior, da VPJ Pecuária, de Mococa (SP), não mede esforços para democratizá-las entre os demais criadores e produtores. Em 10 anos de seleção, já comercializou genética para mais de 1.000 clientes em todo território nacional. E para, novamente, abastecer a clientela, ele promove no dia 9 de setembro, às 20 horas, o 8º Leilão Virtual Matrizes VPJ, com transição pela MF Rural (www.mfrural.com.br). Este é um dos maiores leilões de fêmeas PO Dorper e White Dorper de alto padrão genético. 
De uma só vez, serão vendidas 50 matrizes PO, todas jovens, e mais 2 reprodutores para repasse. “As fêmeas seguem com prenhezes ou paridas e representam as melhores linhagens sul-africanas e australianas, selecionadas pela VPJ Pecuária para desempenho (ganho de peso), características de produção de carne de melhor qualidade e rendimento ao produtor”, explica Valdomiro, ressaltando que mudou o sistema de criação e seleção dos ovinos logo que entendeu o processo da carne ovina no frigorífico. 
A partir deste conhecimento, sintetizou este conhecimento em reprodutores e matrizes que resultam em uma carne nobre e valorizada, tanto nos ovinos Dorper e White Dorper quanto na seleção de bovinos Angus, Brangus e Red Brahman, raças que já seleciona há 20 anos. “Quem comprar neste leilão terá a chance de expandir ou aprimorar seu plantel ou mesmo entrar na seleção com algumas das melhores matrizes apartadas em um programa de seleção que já completou uma década de tradição”, reforça o Gerente de Pecuária, Adriano Oliveira. 
A VPJ apostou na ovinocultura, em especial nas raças Dorper e White Dorper, ao perceber o interesse crescente dos brasileiros pela carne de cordeiro. Este, aliás, é um produto nobre e seu consumo é elitizado em todo o mundo. Para se chegar ao produto desejado, são necessárias raças bem adaptadas que imprimam valor comercial diferenciado à carne. O Dorper e o White Dorper foram desenvolvidos para preencher essa lacuna. Cruzados com qualquer fêmea, ambas transferem aos cordeiros essas e outras qualidades, como precocidade, conversão alimentar, rendimento de carcaça, distribuição de gordura homogênea e uma carne padronizada de classificação suprema, muito macia, saborosa e suculenta. 
Independentemente das condições, produtores estão conseguindo abater cordeiros meio-sangue aos 150 dias de vida ou menos, em todo o Brasil. Neste último caso, costumam receber um pequeno ágio. Na VJP Alimentos (empresa do Grupo VPJ), por exemplo, os produtores parceiros que fornecem cordeiros dentro deste padrão recebem bonificação. 

A indústria brasileira enfrenta escassez de bons cordeiros e uma consequência benéfica ao produtor são os preços elevados da carne. O Brasil é um dos países que melhor remunera o produtor de carne de cordeiro em todo mundo”, afirma Poliselli.

Nenhum comentário: