terça-feira, 26 de agosto de 2014

Salton comemora 104 anos com lançamento de produtos e nova cave


                                     Daniel Salton apresenta novidades
                                     Arquivo JN

O balanço positivo do primeiro semestre, com crescimento de 4% na venda de espumantes e 9% na de vinhos finos em relação ao ano passado, é um dos motivos para a vinícola comemorar os 104 anos. A excelente safra resultou na produção de novos produtos e, além disto, a Cave da Evolução será inaugurada em breve, como uma experiência sensorial inédita.
De acordo com o presidente Daniel Salton, o balanço é positivo e, em 2014, a vinícola ainda apresentou novidades importantes para consolidar a projeção de crescimento. “Os números são bastante animadores, já que entramos agora no semestre de maior alta, quando cresce muito o consumo de espumantes. O fato é que estamos atentos às oportunidades que temos, como a produção de uva na região de Santana do Livramento (RS) e, também, com a implantação de uma planta-piloto para testes de novos produtos e inovações tecnológicas em nossas operações industriais, localizada em Jarinu, no interior de São Paulo. Este projeto deverá nos proporcionar ganhos de produtividade e competitividade ainda maiores”, ressalta.
Sobre os produtos, o Salton Septimum nasceu em homenagem aos sete irmãos fundadores da vinícola, filhos de Antonio Domenico Salton. Composto pelas variedades Tannat, Ancelota, Merlot, Cabernet Franc, Teroldego, Cabernet Sauvignon e Marselan, é o primeiro vinho elaborado unicamente com uvas provenientes de seletos vinhedos de parceiros da Salton, da região da Campanha Gaúcha. Complexo e estruturado, o Septimum fermenta em barricas de carvalho francês, matura por 12 meses em barricas de iguais características e, finalmente, depois de engarrafado, descansa nas caves da vinícola por pelo menos um ano. A primeira edição tem somente 7.547 garrafas, todas elas numeradas.
A linha Salton Paradoxo, produzido 100% com uvas provenientes da Campanha Gaúcha, expressa, por meio de seus varietais, as melhores características que a região do extremo sul do Rio Grande do Sul pode oferecer. Com enfoque no canal on-trade, é composta, inicialmente, pelos tintos Cabernet Sauvignon e Merlot e pelos brancos Chardonnay e Gewurztraminer. Em novembro, o lançamento do Pinot Noir complementa a linha.
O tinto Salton Talento comemora 10 anos de lançamento, entre histórias e conquistas de importantes prêmios para a vinícola. A presença do produto no mercado, desde 2004, com safra 2002, assinala o investimento nas linhas mais sofisticadas.  A bebida é resultado dos cortes das uvas Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Tannat (10%). Após a colheita, feita manualmente para não alterar a qualidade da matéria-prima, são escolhidos apenas os melhores cachos. Este tinto é armazenado em barris de carvalho francês por, no mínimo, 12 meses e conta com um histórico acompanhado durante todo o ano. O emblemático vinho foi eleito o oficial das visitas dos papas Bento XVI (safra 2004), em 2007, e Francisco (safra 2007), em 2013, durante as respectivas visitas ao País.

A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do Brasil, sendo referência na elaboração de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 90 mil visitantes para este ano. Centenária e familiar, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes e suco de uva.

Nenhum comentário: