sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Programa de incentivo à produção de uva em Porto Alegre

A área rural de Porto Alegre tem clima e solo adequados para o plantio de videiras, que se adapta bem às condições das pequenas propriedades. Considerando essas características favoráveis, a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC) inicia um Programa de Incentivo à Cultura de Uva, com a distribuição de 4.600 mudas das variedades Isabel e Bordô, uvas de mesa, suco e vinho colonial. Hoje, são produzidas 300 toneladas de uva na Capital. O objetivo é alcançar 350 toneladas.
A inciativa é do secretário da SMIC, Humberto Goulart. “Estamos iniciando esse projeto para que as pequenas propriedades tenham condições de gerar postos de trabalho e renda, retomando uma atividade que já ocupou grande parte da área rural de Porto Alegre, destacou Goulart”.
As mudas estão sendo distribuídas para agricultores tradicionais, orgânicos e para os que desejam iniciar a atividade.
O investimento para a compra, realizada por meio de licitação, foi de R$ 29.150,00. Segundo o diretor da Divisão de Fomento Agropecuário da SMIC, Antônio Bertaco, trata-se de uma aplicação com rentabilidade garantida. “Em quatro anos, estaremos aumentando nossa produção numa média de 16 por cento.”
O pagamento das mudas será realizado com a própria colheita daqui a quatro anos, quando inicia a produção em escala comercial. Cada viticultor vai devolver à SMIC cinco quilos de uva por árvore. A fruta será processada no Centro Agrícola Demonstrativo e o suco de uva irá para as escolas da rede municipal.
O secretário-adjunto da SMIC, Pablo Mendes Ribeiro, considera importante “dar incentivo ao produtor rural para que ele se mantenha na atividade e produza um alimento saudável”.
Os agricultores que participam do Programa de Incentivo à Cultura de Uva serão acompanhados pelos técnicos do Centro Agrícola Demonstrativo (CAD) da SMIC que em conjunto com a Emater.

Nenhum comentário: