quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Pousadas e restaurantes de Cunha realizam 7ª Festa Gastronômica do Cordeiro Serrano



A cidade de Cunha, no interior de São Paulo, é palco até o dia 7 de setembro da 7º Festa Gastronômica do Cordeiro Serrano. O lançamento oficial da programação ocorreu no sábado (16/8), no bairro Paraibuna, e contou com a presença de organizadores, empresários e turistas. O evento contou ainda com exposição de produtos típicos da região. Toda carne utilizada no Festival será fornecida por criadores da Central de Negócios de Ovinos do Sebrae-SP
Ao todo 10 restaurantes e pousadas da estância climática participam do evento, oferecendo em seus cardápios uma série de pratos especiais, preparados à base de cortes de cordeiro. A expectativa é que cerca de 400 quilos do produto sejam consumidos ao longo do evento.
Além de oferecer uma atração gastronômica aos turistas que visitam Cunha, a ação também tem o objetivo de divulgar a produção de ovinos da região. Toda carne utilizada no evento será fornecida por criadores, que integram a Central de Negócios dos criadores de ovinos.
"Essa parceria é muito importante. Traz segurança aos empresários que participam do festival, pois sabemos que teremos um produto de qualidade e disponível próximo dos estabelecimentos", disse Caio Ribeiro Penteado, proprietário do restaurante Gnomo, um dos participantes do festival.
Para atender mais rapidamente os restaurantes e pousadas, a Central disponibilizou dois postos de abastecimento, em pontos diferentes do município, para facilitar a retirada das peças. "Sabemos que a logística do fornecimento é importante para os restaurantes e pousadas, por isso criamos esses postos para facilitar o acesso", contou Haroldo Fleischfresser, integrante da Central de Negócios.
O representante da entidade destaca ainda que houve toda uma preparação ao longo do ano para garantir o abastecimento das cozinhas. "Foi feita uma projeção de consumo para o período, mas estamos preparados para oferecer mais se for necessário", afirmou.
A abertura do Festival contou também com a exposição de atrativos e produtos típicos da região, como o projeto Oficina da Lã, a empresa de queijos e sorvetes caseiros Fazenda Aracatu e a produtora de essência de lavanda O lavandário. 
"Poder associar nosso produto a um evento que já está se tornando tradicional como o Festival do Cordeiro é realmente uma grande oportunidade de divulgação", disse Fernanda Freire, do O lavandário.
Para o gerente regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá, Augusto dos Reis Ferreira, a união dos criadores de ovinos com os setores de alimentação fora do lar, hospedagem e atrativos promove um grande benefício para a economia regional. "Essa sinergia entre os vários elos da cadeia produtiva é muito positiva, pois fortalece e estimula os empreendimentos", declarou.
A 7ª Festa Gastronômica do Cordeiro Serrano de Cunha é uma realização da Prefeitura de Cunha, com o apoio da CUNHATUR (Associação dos Proprietários de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Similares e Artesãos de Cunha), Acocvap (Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Vale do Paraíba) e Amprasp (Associação dos Moradores e Produtores do Rio Abaixo, Rodeio, Sítio e Paraibuna).

Distante 232 quilômetros de São Paulo, a cidade de Cunha é famosa pelo clima temperado e seco e por abrigar as belezas naturais da Serra do Mar. Cunha também é uma cidade com ampla infraestrutura turística, com dezenas de pousadas e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Nenhum comentário: