sexta-feira, 25 de julho de 2014

Os sabores da França harmonizados com vinhos e espumantes Salton

Gratin de batatas e filé na Salton
                                                                                               D/JN
A Vinícola Salton acredita que a boa gastronomia sempre pode, e deve ser acompanhada por vinhos e espumantes que tornem a combinação de sabores perfeita. Assim, desenvolveu o ciclo de Jantares Harmonizados que, neste ano, celebra os paladares de países vencedores do mundial de futebol. Na última edição, a charmosa cave da vinícola, em Tuiuty, interior de Bento Gonçalves (RS), recebeu os sabores propostos pela chef Idana Spassini e sua equipe e a sommelière Mônica Coletti, com todo o charme da gastronomia francesa, famosa pela combinação de sabores e texturas.
O espumante Salton Évidence abriu o evento, acompanhado de petiscos à moda francesa ou, como eles mesmos costumam chamar: um amuse-bouche. Em seguida, um cremoso brie morno, sobre damascos e mix de folhas ao vinagrete de frutas, acompanhado pelo branco Salton Volpi Chardonnay, foi servido de entrada. Com o primeiro prato, o tinto Salton Paradoxo Cabernet Sauvignon harmonizou com um papardelle e ragu de cordeiro e hortelã. Para limpar o paladar antes do segundo prato, os convidados contaram com o exótico sorbet de morango, menta e limão.  O segundo prato, tournedo de filé ao molho de pinhões e batata gratin, veio acompanhado do tinto Salton Desejo. Para encerrar a viagem enogastronômica pela França, referência da gastronomia mundial, mil-folhas com frutas vermelhas combinadas com o delicado espumante Salton Moscatel. 
Para abrir o paladar, a chef Idana ensina a fazer o gratin de batatas, um dos pratos servidos no evento.
Gratin de batatas
Chef Idana Spassini
Ingredientes:
1kg de batata
1 dente de alho
2 ovos
250ml de creme de leite fresco
250ml de leite
sal e pimenta preta do moinho
1 pitada de noz-moscada
Preparo:
Descasque as batatas, lave-as e corte em rodelas finas, com auxílio de um fatiador de legumes. Descasque o alho, corte-o ao meio e esfregue numa forma que possa ir ao fogo. Disponha as rodelas de batata em camadas, na forma. Bata os ovos, adicione o creme de leite e o leite tempere com sal, pimenta e noz-moscada, coloque sobre as rodelas de batata e leve ao forno previamente aquecido, durante 1 hora e 20 minutos ou até dourar.
A Salton ganha cada vez mais adeptos à arte de combinar as refeições aos sabores e características de cada vinho e espumante. O próximo jantar, no dia 16 de agosto, fará uma homenagem ao país de origem da família Salton: a Itália. As reservas podem ser feitas pelo telefone (54) 2105-1000 ou pelo e-mail monica@salton.com.br, com Mônica Coletti.
Programação dos Jantares Harmonizados 2014:
Dia 16 de agosto – Itália
Dia 13 de setembro – Inglaterra
Dia 18 de outubro – Alemanha
Dia 08 de novembro – A campeã da Copa 2014, Alemanha.
A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do Brasil, sendo referência na elaboração de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 90 mil visitantes para este ano. Centenária e familiar, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes e suco de uva.


Nenhum comentário: