terça-feira, 8 de julho de 2014

II Seminário Ovinos da Campanha


                                          Rebanho Texel nos campos de Livramento
                                          Arquivo JN

O engenheiro agrônomo Roberto M. Braz, Coordenador Dpto Técnico Agropecuário da SMAPA (55) 3968-1120, de Sant'Ana do Livramento/RS, manda informações sobre o II Seminário ovinos da Campanha, que ocorrerá entre os dias 21 e 22, naquela cidade da fronteira gaúcha com o Uruguai. Técnicos e criadores brasileiros e uruguaios debaterão o atual momento de retomada da criação de ovelhas no Rio Grande do Sul, os problemas do setor e suas perspectivas.
O encontro será no Parque Augusto Pereira de Carvalho, da Associação Rural de Santana do Livramento, das 8h30min às 18h30min, durante dois dias. Na abertura, um representante da Ufrgs apresentará a situação da ovinocultura no Rio Grande do Sul e, depois, o Senar-RS apresentará uma visão atualizada da ovinocultura na Nova Zelândia e Austrália. A tarde começará com o criador e médico Edmundo Torres falando sobre a carne ovina e o coração. Depois, palestras sobre manejo integrado, parasitologia, suplementação, Projeto Cordeiro Alto Camaquã e coquetel com cardápio à base de carne ovina e vinhos da Campanha.
No dia 22, a abertura será com painel sobre o panorama do mercado de carnes ovinas no Brasil. Depois, uma explanação sobre Consultoria Borregão.
Às 11h, haverá uma interessante reunião com apresentação dos resultados das análises de sangue e aparelhos digestivos de javalis abatidos n APA do Ibirapuitã, onde estes animais atacam ovinos, bois e até cavalos. À tarde, um representante uruguaio apresentará palestra sobre propostas e desafios para a ovinocultura no século XXI, seguida de uma demonstração da estrutura e funcionamento da Central Lanera do Uruguai. Depois, palestra sobre a Cooperativa Tejupá.
. Para maiores informações e inscrições antecipadas entrar em contato respondendo a esse e-mail, dta.agricultura@gmail.com ou (55) 3242-1204 no Sindicato Rural com Jéssica ou Caren Juliana Santana Alves.


Nenhum comentário: