segunda-feira, 14 de julho de 2014

Fundação BB investe R$ 1,4 milhão em ovinocaprinocultura em Alagoas



O município de Delmiro Gouveia (AL) vai inaugurar nesse semestre o primeiro frigorífico de ovinos e caprinos da região. A cidade, que fica no território do alto sertão de Alagoas, é composta por famílias que vivem da agricultura familiar e da criação de animais. O novo empreendimento solidário vai atender os 220 integrantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Delmiro Gouveia (Coofadel) e criadores de outros sete municípios da região -  Piranhas, Olho d'água do Casado, Pariconha, Água Branca, Canapi, Mata grande e Inhapi -, totalizando 600 famílias atendidas.
A Fundação BB investe na cadeia produtiva da Coofadel desde 2009. De lá pra cá, já foram desembolsados R$ 1,4 milhão para compra de equipamentos para o frigorífico, como câmara de defumação, de refrigeração e geradores, assim como para a construção de dois centros de recepção de animais. O recurso financeiro também envolve assistência técnica e capacitação para os cooperados e a contratação de supervisor e de vinte agentes de orientação técnica.
De acordo com o presidente da Coofadel, Pedro Soares Neto, a cooperativa cresceu e se tornou conhecida na região após os convênios firmados e executados com a Fundação BB. Ele destaca que, com o início das atividades do frigorífico, o cooperado, a entidade e o consumidor sairão ganhando. “Completaremos o processo de produção e comercialização com mais valor agregado. O cooperado passará a receber mais pelo produto e a cooperativa se fortalecerá como entidade organizadora da categoria. Além do mais, o consumidor terá um produto de mais qualidade, respeitando o meio ambiente”, resumiu Neto.



Nenhum comentário: