segunda-feira, 21 de julho de 2014

Eventos sobre o Cancro Europeu das Pomáceas em Vacaria


Na próxima semana, dias 21 e 22 de julho, segunda e terça-feira, a Embrapa Uva e Vinho promove Reunião Técnica e Dia de Campo sobre o Cancro Europeu, em Vacaria (RS).
O evento é direcionado para técnicos e tem como principal objetivo apresentar os resultados do projeto que visa realizar o monitoramento e controle do Cancro nas principais regiões produtoras, conduzido há dois anos por meio de um termo de cooperação entre Embrapa Uva e Vinho e  Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O projeto conta com a parceria de empresas privadas, universidades e associações de produtores. 
No dia 21, acontece reunião técnica na qual serão apresentados os resultados do projeto relacionados à diversidade genética do fungo causador, controle químico, disseminação, modelagem e transferência e comunicação.Destaque para a apresentação sobre modelagem, que irá orientar os participantes em como estimar a incidência do cancro europeu das pomáceas, ação que será obrigatória a partir deste ano. As atividades serão no turno da tarde, no Auditório da UCS. 
Já no dia 22, na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado, acontece o Dia de Campo com apresentação dos experimentos e resultados obtidos no combate ao cancro europeu. 
Segundo o Coordenador do projeto, pesquisador Sílvio André Meirelles Alves, o Cancro Europeu é apontado com uma das principais doenças da cultura da maçã e pera no mundo. A doença já havia aparecido e sido erradicada dos pomares comerciais brasileiros em 2002, mas reapareceu recentemente, causando muitos prejuízos. “Estamos bastante apreensivos, pois o Cancro Europeu tem se apresentado de forma bastante agressiva nas condições brasileiras. Se a doença não for devidamente controlada pode causar enormes prejuízos, seja pela morte de plantas em pomares ou pela perda de frutas armazenadas, comprometendo a comercialização no mercado interno e externo”, alerta o pesquisador. Entre as providências imediatas estão a poda com incineração dos ramos e uso de agroquímicos na planta, visando eliminar quaisquer resquícios do fungo Neonectria ditissima, causador da doença.
Informações adicionais sobre o evento: telefone (54)34558087  e-mail: uva-e-vinho.eventos@embrapa.br, com Fábio Ribeiro.
 Serviço:
O que: Reunião Técnica sobre Cancro Europeu
Data: 21 de julho
Local: UCS – Campus 2 Vacaria – Av Dom Frei Cândido Maria Bampi, 2800 – Auditório do Bloco B
Programa:
13h - Inscrições e Credenciamento
13h30 - Abertura do evento e organização do projeto (Dr. Sílvio André Meirelles Alves - Embrapa Uva e Vinho)
14h - Experimento de controle químico (Dra. Rosa Maria Valdebenito Sanhueza – Proterra)
14h30 - Experimento de diversidade genética de Neonectria (Dr. Fábio Rossi Cavalcanti - Embrapa Uva e Vinho)
15h - Intervalo
15h30 - Experimentos de progresso e disseminação (Dr. Sílvio  André Meirelles Alves - Embrapa Uva e Vinho)
16h - Experimentos de modelagem  (Dra. Ana Beatriz Costa Czermainski - Embrapa Uva e Vinho)
16h30 -Transferência e comunicação do projeto (Dr. Alexandre Hoffmann - Embrapa Uva e Vinho)
17h - Discussão e encerramento 
O que: Dia de Campo sobre o Cancro Europeu
Data: 22 de julho
Local: Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa Uva e Vinho – BR 285 Km 4
Programa: 8h – Recepção e Credenciamento
8h30 às 12h – Apresentação de experimentos conduzidos na EFCT
Estação 1 – Inoculações em diferentes épocas do ano.
Estação 2 – Capacidade de disseminação do patógeno causador do Cancro


Nenhum comentário: