terça-feira, 8 de julho de 2014

4º Congresso Latino Americano de Enoturismo ocorrerá em outubro


Com o tema “O composto da oferta Enoturística”, a Serra Gaúcha se mobiliza para a realização da 4ª edição do Congresso Latino Americano de Enoturismo. A ocorrer de 8 a 10 de outubro de 2014, a programação envolve cinco municípios: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi. O evento tem como objetivo discutir os fatores e segmentos que influem na competitividade e sustentabilidade da oferta enoturística, aproximando países enoturísticos da América Latina e Europa, enfatizando as boas práticas do setor.
 A novidade desta edição são as visitas técnicas guiadas a roteiros enoturísticos, a serem realizadas nos três dias de evento. A ideia é gerar debates e proporcionar novas experiências aos participantes, que terão contato com a vivência da cultura do vinho na Serra Gaúcha. 
O quadro de palestras contará com painéis que abrangem toda a cadeia do enoturismo, desde a produção do vinho até sua promoção. Dentro dessa proposta, os painéis contarão com palestrantes da Europa e América Latina, com o objetivo de debater as práticas do setor no velho e novo mundo.
 O Congresso tem início às 8h30min do dia 8 no Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos/Bento Gonçalves, com o credenciamento. Às 10h iniciam as visitas guiadas. Às 19h, também no hotel, ocorre a solenidade de abertura. Após, o técnico de Promoção e Inspeção da Agência Galega de Desenvolvimento Rural (Agader) e gerente da Fundação Comarcal do Salnés, o espanhol Manuel Soliño Bermúdez, realiza a primeira palestra do evento. Ao término, será servido um coquetel.  A programação completa do evento será divulgada em breve. As inscrições devem iniciar na segunda quinzena de julho.
O 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pelas Prefeituras dos cinco municípios envolvidos, por meio das Secretarias Municipais de Turismo.
De caráter itinerante, o Congresso Latino Americano de Enoturismo é realizado desde 2010, visando à discussão das ações relativas ao turístico na América Latina. As duas primeiras edições ocorreram em Bento Gonçalves. Em 2013, o evento foi realizado junto ao V Seminário Wine Tourism, na Argentina, com programação envolvendo Mendonza, Luján de Cuyo e Maipú. Agora, em 2014, retorna a Serra Gaúcha, contemplando cinco municípios.



Nenhum comentário: