segunda-feira, 30 de junho de 2014

Vinhos do Estremoz na Semana dos Produtores em Évora


                                                    Margarida Cabaço no São Rosas

                                          Tiago Cabaço
                                      Luis Louro em sua adega na Quinta do Monte Branco
                                      Fotos DU/JN
Mais vinhos da região do Estremoz, no Alentejo, em Portugal, serão degustados nesta Semana dos Produtores que começou, hoje, segunda-feira, em Évora, sob coordenação da Maria Teresa Chicau. Você pode começar provando o Alento Branco 2013, VRA, elaborado com 50% de Arinto, 40% de Antão Vaz e 10% de Roupeiro e, depois, passar para o Alento Tinto 2012, VRA, com 40% de Aragonez, 40% de Trincadeira, 10% de Alicante Bouschet e 10% de Touriga Nacional, pelas mãos do  jovem enólogo e proprietário da Adega do Monte Branco Luis Louro, em Estremoz. O branco tem muita fruta, é redondo e jovem; o tinto também mostra boa fruta, frescura, corpo e estruturas suaves no final.
Depois, passe para o Herdade do Pombal Branco 2012, DOC, com 47% de Antão Vaz e 53% de Arinto, seguido pelo Herdade do Pombal Tinto 2010, DOC, com 60% de Aragonez, 15% de Trincadeira, 15% de Alicante Bouschet,  e 10% de Cabernet Sauvignon, ambos da Sociedade Agrícola da Herdade do Pombal, Lda.. E, finalmente, beba o .Beb Encruzado Branco 2012, VRA, com Encruzado, Verdelho e Vignier, seguindo pelo .Beb Tinto 2011, VRA, com Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Syrah, ambos produzidos pelo jovem enólogo Tiago Cabaço, na vinícola que leva seu nome, em Estremoz. São excelentes vinhos, modernos, dentro de uma tendência jovem, os quais provei no restaurante São Rosas, no Largo Dom Dinis 11, em  Estremoz, com certeza um dos melhores restaurantes de Portugal. Também lá bebi os vinhos maravilhosos de Margarida Cabaço, acompanhando farinheira assada e ensopado de borrego, por sugestão da própria Margarida. Esqueci do diabetes e fechei a noite com encharcada e ,pão de ló de Alfazeirão.

As provas de vinhos são na sede da Vinhos do Alentejo, em Évora, à Praça Joaquim António de Aguiar, nº 20-21 (Junto ao Teatro Garcia de Resende - Tel..- 266 746 498 / Fax – 266 746 602  /  Email - rota@vinhosdoalentejo.pt     - Apartado 2146   -   7001-901 Évora                                                                                                                                            

Nenhum comentário: