segunda-feira, 30 de junho de 2014

Um Taça com... Helena Rizzo



Helena Rizzo na capa da edição de julho da revista Wine.com.br
Marcos Vilas Boas/Revista Wine.com.br /Trip Editora/D/JN

À frente do premiado Maní, em São Paulo, a chefe de cozinha gaúcha é a primeira brasileira eleita pela revista britânica Restaurant Melhor Chef Mulher do Mundo. Sobre o significado do prêmio de melhor chef mulher do mundo, que recebeu da revista inglesa The Restaurant, ela diz:  "Tomara que esse prêmio faça com que o mundo fique de olho nas cozinheiras e na gastronomia do Brasil."
Sobre a cozinha: "Ela [a cozinha] me acalma, tem uma coisa zen para mim, isso de não pensar tanto, e tem essa coisa de ser uma expressão que não é em palavras, que não é explicada.Lembro que no início eu olhava aqueles cozinheiros jovens, todos com olheira, pálidos, perdendo cabelo com 20 e poucos anos e pensava: 'o que é isso? Será que quero essa vida pra mim?' E, de repente, eu queria."
Sobre a insistência para trabalhar no El Bulli, do Celler de Can Roca: “Mandava e-mail, carta, ligava, fui comer três vezes lá... Fiquei atrás disso durante um ano. Um dia falei para o dono: “Quando posso começar?”. E ele: “Vem em janeiro”. Quase desmaiei. O Dani [Redondo, marido e quem comanda com ela a cozinha do Maní] era o chef do Celler, foi lá que a gente se conheceu."

Sobre a sua carreira atualmente: "Tem dias que penso: 'Virei chef, o Maní é um dos melhores do mundo... como eu vim parar aqui?'"

Nenhum comentário: