segunda-feira, 23 de junho de 2014

Pinhal da Serra adquire 909 ovelhas Texel da região da fronteira

                 Ovelhas Texel de Santana do Livramento foram para Pinhal da Serra
                  Foto Ana Smidt/D/JN

 Já desembarcaram em Pinhal da Serra  (RS) 909 fêmeas da raça Texel todas encarneiradas e ou inseminadas. A aquisição foi da Prefeitura de Pinhal da Serra que desta forma dá inicio ao Programa de Ovinocultura no município que objetiva a venda de matrizes e de cordeiros para abate.
Neste primeiro momento 27 produtores receberam de 30 a 35 matrizes da raça Texel. O objetivo é que em dezembro os cordeiros estejam prontos para o abate. A meta é aumentar o rebanho assim como o volume de produtores que já aguardam a sua vez de entrar no Programa.
Segundo Marcio Aurelio Rubert de Vargas, Secretario de Agricultura e Meio Ambiente de Pinhal da Serra, a orientação é que 100% das fêmeas nascidas sejam retidas para incremento do rebanho. “Iremos selecionar e reter as matrizes de onde venha gêmeos, uma das características da raça”, informou o secretario.
Com uma procura muito maior que a demanda tanto de matrizes como de cordeiros para abate, a Prefeitura está em negociações visando a venda dos cordeiros para os frigoríficos da VPJ, São Paulo e Castrolanda, Paraná. “Justamente pelo mercado aquecido é que tivemos muito trabalho para adquirir esta quantidade de matrizes, disse Marcio. Contamos com o esforço de três criadores de Santana do Livramento que mesmo assim não atingiram o número desejado de matrizes pelo município.”, explicou. As ovelhas foram adquiridas dos criadores Davi Martins, Claudino Loro e Claudio da Fontoura Arteche, todos de Santana do Livramento, RS.
O Programa da Prefeitura visa dar uma opção econômica para as propriedades rurais que tem em média 30 ha. “Temos produtores de leite enquanto a pecuária de corte não é viável pelo tamanho das propriedades”. Segundo Marcio, a ovinocultura se encaixa bem as necessidades locais assim como a raça Texel.
A opção pela Texel se deve a ser uma raça de ovino tipo carne, precoce e rústica, explica ele. Ele lembra ainda que na região existem Pumas*. Esta é uma raça que quando atacada tem mais chances de escapar dos predadores, afirma. Desde que bem trabalhada a ovinocultura é atividade que mais rende por ha, aposta ele citando estudos da Castrolanda.
Marcio Aurelio Rubert de Vargas, Secretario de Agricultura e Meio Ambiente, telefones 54 8404 0793/
54 3584 0250.



Nenhum comentário: