terça-feira, 6 de maio de 2014

Vinhos brasileiros nas cartas de mais de 400 restaurantes


                                         O bom vinho brasileiro nas mesas da boa gente
                                          Foto Gilmar Gomes/D/Ibravin

Já o vinho fino brasileiro vai bem. Até o dia 18, pelo menos, estará nas cartas de mais de 400 restaurantes brasileiros que participam do Festival Brasil Sabor. A parceria é Ibravin-Abrasel.
Desde o dia 1,  centenas de restaurantes que participam no 9º Festival Brasil Sabor servirão vinhos brasileiros. Uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) vai oportunizar a inserção dos produtos nos estabelecimentos que aderirem ao maior festival gastronômico do mundo. Até o momento, mais de 400 estabelecimentos fecharam  negócios com pelo menos uma das 54 vinícolas que manifestaram interesse em participar da ação.  O slogan do evento, que ocorre em 22 estados e no Distrito Federal é "O Brasil Inteiro Pedindo Mais Um" e faz alusão às refeições com apelo na culinária local e, nesta edição, aos vinhos elaborados no país.  
O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, destaca que o Ibravin e a Abrasel têm intensificado as parcerias para aumentar a comercialização de vinhos brasileiros nos restaurantes. Bertolini enfatiza que o objetivo da ação é aumentar o volume de vendas no on trade. "O principal desafio é aproximar os brasileiros da cultura do vinho, além de ser uma excelente oportunidade para as vinícolas ampliarem mercado e aumentar o sortimento nas cartas dos bares e restaurantes às vésperas da Copa do Mundo", avalia. 
Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci Junior, o festival é uma grande vitrine para a gastronomia e para os vinhos brasileiros. "O Brasil Sabor valoriza o uso de ingredientes locais e tem como objetivo ser palco de memoráveis experiências para os consumidores reunidos em torno de uma boa refeição. Para os donos de restaurantes é a oportunidade de encantar os clientes habituais e atrair os novos. Todos saem ganhando", resume. 
Em três estados o festival terá datas alternativas à programação oficial. No Amazonas, o Brasil Sabor ocorre de 6 a 18 de maio, no Espírito Santo vai de 17 a 31 e no estado de Tocantins de 15 a 31 de maio. As seccionais da Abrasel do Distrito Federal e de Minas Gerais já confirmaram a prorrogação do Brasil Sabor até o final de maio.  
No Rio Grande do Sul, o Brasil Sabor acontece em estabelecimentos de Porto Alegre, Gramado e Canela com 29 bares, pubs e restaurantes engajados. Organizado pela regional da Abrasel no Estado, o festival desafia bares e restaurantes a prepararem pratos especiais, com valores promocionais. 
Os clientes que frequentarem os restaurantes participantes do Brasil Sabor este ano podem concorrer a cinco viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha. A premiação é oferecida pelo Ibravin por meio do concurso Cultural "Beba com descontração - Ganhe Viagens para a Serra Gaúcha". A plataforma do concurso poderá ser acessada no site www.bebacomdescontracao.com.br. A campanha também será divulgada em 250 lojas e 19 redes de supermercados, até o dia 1º de julho.            
Os participantes deverão escrever uma frase que responda a pergunta: o que é para você beber com descontração os vinhos do Brasil? Após, deve selecionar uma foto de uma lista pré-determinada que ilustre a frase criada. Os melhores conjuntos de frase e foto serão avaliados ao final do concurso por uma comissão julgadora e as cinco vencedoras serão premiadas com viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha, hospedagem, passeios turísticos, visitas a vinícolas e almoços e jantares harmonizados.       
Em algumas cidades o festival se estenderá até o dia 31 de maio. Consulte o site e verifique a data de realização em sua cidade. Informações: www.brasilsabor.com.br   Vinícolas brasileiras cadastradas para participar: 54. Empreendimentos com vinhos brasileiros nas cartas: 400, até o momento.


Nenhum comentário: