segunda-feira, 12 de maio de 2014

VII Exposição de Ovinos e Caprinos, de Barbacena (MG), divulga raças Dorper e White Dorper

 Em Minas Gerais, quem quiser conhecer as raças Dorper e White Dorper, deve visitar a VII Exposição de Ovinos e Caprinos de Barbacena, entre 14 e 18 de maio, no Parque de Exposições “Senador Bias Fortes”. A promoção é da NUCCORTE (Núcleo dos Criadores de Caprinos e Ovinos das Regiões dos Campos das Vertentes e Zona da Mata).
Criadores de outros estados também confirmaram presença, inclusive, com seus melhores animais inscritos na pista de julgamento. Segundo estimativa do departamento técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper (ABCDorper), sediada em São Paulo (SP), entre 30% e 40% dos 250 mil ovinos distribuídos no território mineiro são animais das duas raças, sejam puros ou cruzados. “Dorper e White Dorper são raças relativamente novas no País, introduzidas aqui há pouco mais de duas décadas, mas já expressam liderança no mercado brasileiro”, diz Paulo Augusto Franzine, presidente da associação.
O motivo de tanto sucesso está na rusticidade e qualidade que podem transmitir aos cordeiros, gerando a carne e a carcaça desejadas pelo consumidor moderno. Seus cortes nobres, como o famoso Carré de Cordeiro, têm ótimo rendimento cárneo e aceitação. Algumas pessoas dizem que a carne de ovinos meio-sangue Dorper e White Dorper é a mais saborosa. Fato é que a única carne de cordeiro que recebeu selo de certificação de padrão internacional pela qualidade, mérito alcançado pelo empresário Valdomiro Poliselli Junior, da VPJ Alimentos.
A própria NUCCORTE, organizadora da VII Exposição de Ovinos e Caprinos de Barbacena, também recomenda essa genética aos seus mais de 54 associados. Dentro do programa, são abatidos apenas cordeiros superiores, aqueles que atingem entre 25 e 50 quilos de peso vivo com idade inferior a 150 dias.
A exposição de Barbacena reunirá entre 250 e 300 caprinos e ovinos de diferentes raças e faz parte da programação oficial da tradicional Exposição Agropecuária de Barbacena, que vai para a 47ª edição. Também foi incorporado ao ranking oficial da ABCDorper para estimular a participação dos criadores.
Mercado aquecido – A VII Exposição de Caprinos e Ovinos de Barbacena e a própria Nuccorte representam um mercado em ascensão em todo Brasil.  A carne proveniente de cordeiros jovens geram demandas que ainda não somos capazes de atender. Até pouco tempo atrás a ovinocultura não conhecia grandes investimentos. Com a aplicação de tecnologias, começaram a surgir demandas e a indústria, por sua vez, passou a renumerar melhor o ovinocultor. Hoje, a arroba de cordeiro é cotada entre R$140 e R$180, igual ou superior a de um boi gordo.
Essa reviravolta no mercado é recente e a cadeia produtiva ainda não conseguir se organizar, até mesmo pela falta de escala. Uma forma de aproveitar melhor este cenário é a produção em sistemas de parceria, como acontece na NUCCORTE, projeto que nasceu em 2010 com cerca de 500 matrizes de 06 associados e hoje reúne 54 associados em torno de 14 mil matrizes. Seu sistema de comercialização é referência nacional, com mais de 7.900 cordeiros de qualidade excepcional sendo abatidos. “Nos últimos 40 meses, por exemplo, entregamos para frigoríficos, de forma ininterrupta [algo raro atualmente], 66 cargas com 120 cordeiros em cada uma delas, para São Paulo e Rio de Janeiro. Todos padronizados quanto à idade e ao peso e com regularidade na entrega, permitindo atender, de maneira contínua, um mercado que cresce a cada dia”, avalia Luciano Piovesan Leme, presidente da NUCCORTE.
Para incentivar investimentos no setor, o núcleo promoverá, numa atitude ousada e pioneira, o I Circuito Mineiro da Ovinocaprinocultura, que promete ser o maior do setor, com 10 meses de duração de 28 de Março a 14 de Dezembro, realizando 26 etapas, contemplando workshop, palestras, cursos, dias de campo, seminário e simpósio.
MAIS INFORMAÇÕES
NUCCORTE
Telefone: (32) 9809-1651
E-mail: sitiosaojoseovinos@gmail.com
Site: www.nuccorte.com.br


Nenhum comentário: