terça-feira, 6 de maio de 2014

Salton lança linha de vinhos Paradoxo





                                             Salton Paradoxo Merlot, o meu preferido
                                             D/JN
Produtos que chegam ao mercado em maio têm contraste marcante e são oriundos de videiras da Campanha Gaúcha. De um lado as tradicionais terras altas da serra; do outro as suaves ondulações da campanha. Este contraste inspirou a produção dos novos vinhos da Vinícola Salton: a linha Paradoxo, a qual busca expressar através de seus varietais as melhores características que a região do extremo sul do Rio Grande do Sul pode oferecer.
A linha chega ao mercado no mês de maio, e é composta, inicialmente, pelos tintos Cabernet Sauvignon e Merlot e pelo branco Chardonnay. Tais produtos, além de expressar suas características varietais, conjugam de forma harmônica com os atributos que o envelhecimento em barricas de carvalho pode oferecer.
De acordo com o diretor técnico e enólogo da Salton, Lucindo Copat, os vinhos da linha Paradoxo se caracterizam por marcante contraste. “Enquanto a menor incidência de luz beneficia uma região, na outra a luminosidade faz brilhar os tons das uvas”, ressalta. “Depois de estabilizados, clarificados, filtrados e levados à garrafa, os vinhos repousaram por seis meses nas caves da vinícola”.
A linha Paradoxo foi elaborada com enfoque total no canal on-trade, ou seja, quando o consumo ocorre no local, como em restaurantes, bares e casas noturnas. Os tintos Cabernet Sauvignon e Merlot são das safras 2011 e 2012, respectivamente, e o branco Chardonnay, safra 2013.
Cabernet Sauvignon - Sua coloração é rubi, com nuances violáceas. Notas de pimentas, frutas negras frescas, tabaco, frutos secos e carvalho surgem no seu aroma, denotando um agradável equilíbrio entre o vinho e a madeira. Em boca, tem uma adstringência equilibrada, com a estrutura própria da variedade, e uma permanência marcada por sabores do carvalho.  Combina com carnes vermelhas assadas, pimentões recheados e massas condimentadas, especialmente as com carnes.
Merlot - Possui uma vivaz coloração bordô. No seu aroma, surgem notas de frutas vermelhas maduras e balsâmicas, as quais são ressaltadas por aromas próprios da passagem por barricas de carvalho. Em boca, sua acidez é refrescante, seus taninos são maduros e untuosos, e a persistência gustativa é prolongada. Pode ser harmonizado com queijos de pasta dura e maturação média, risoto com cogumelos frescos e carnes vermelhas com molhos.
Chardonnay - Tem coloração amarela e destacados reflexos esverdeados.  Seus aromas são predominantemente de frutas cítricas e frutas de polpa branca, além de agradáveis notas de baunilha, chocolate e leveduras. Quando levado à boca, proporciona uma entrada suave, seguida de uma acidez vibrante, corpo consistente e um final de boca frutado. Harmoniza com queijos maturados de pasta mole, como o Brie e o Camembert, carnes brancas grelhadas, peixes assados (em especial os com molhos) e massas com molhos leves.
Sobre a Vinícola Salton
A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do Brasil, sendo referência na elaboração de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, e uma em São Paulo, a Salton espera receber cerca de 90 mil visitantes para este ano. Centenária, familiar e 100% brasileira, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes e suco de uva.


Nenhum comentário: