sábado, 10 de maio de 2014

Lidio Carraro fez grande lançamento dos vinhos oficiais da Copa do Mundo FIFA 2014™ no Nordeste

O diretor comercial, Juliano Carraro, e a enóloga Monica Rossetti, da vinícola boutique do Vale dos Vinhedos,  apresentaram para a região Nordeste o inovador projeto enológico da linha Faces e do recém-lançado Ícone, vinhos licenciados oficiais da Copa do Mundo FIFA 2014™. O evento aconteceu terça-feira (06 de maio), às 19h, no restaurante Rui Paula, em Recife. O renomado chef português Rui Paula, autoridades estaduais e municipais estiveram presentes.
Chegou a hora da região Nordeste do País conhecer os vinhos licenciados oficiais da Copa do Mundo FIFA 2014™. O diretor comercial da Lidio Carraro, Juliano Carraro, e a enóloga Monica Rossetti, apresentaram o inovador projeto enológico dos três rótulos da linha Faces (branco, tinto e rosé) e o recém-lançado Lidio Carraro Word Champion Fifa Word Cup 2014 Brazil , durante coquetel no restaurante do conceituado chef português Rui Paula. A iniciativa, exclusiva para autoridades e convidados, marcou o grande lançamento dos vinhos da Copa do Mundo no Nordeste e foi uma parceria do restaurante Rui Paula com a Atacamax. No Nordeste, os vinhos da Lidio Carraro podem ser encontrados nas Lojas do Grupo Pão de Açúcar, presentes nas cidades-sede da Copa; através das distribuidoras Atacamax, em Recife; B&A, na Paraíba; Adega Empório, na Grande Salvador; e Distribuidora Opção em Fortaleza e região.
Linha Faces: alegria, juventude e descontração
No ano em que o Brasil é atração no cenário internacional, a vinícola boutique Lidio Carraro, a escolhida pela FIFA para criar o vinho oficial da Copa do Mundo, está ampliando a experiência dos consumidores com o vinho brasileiro e fortalecendo a imagem do setor vitinicultor dentro e fora do País. A proposta enológica reflete um estilo bem identificado com os atributos que as pessoas cultivam no imaginário coletivo sobre o Brasil: alegria, juventude e descontração. Estas características estão tornando o Faces não apenas o vinho da Copa, mas também um símbolo do país e uma oportunidade para ampliar a experiência dos consumidores com o vinho brasileiro.
Em homenagem ao futebol, a enóloga Monica Rossetti surpreendeu ao buscar inspiração nos 11 jogadores em campo para criar o tinto Faces. O rótulo traz onze variedades de uvas de diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul e o esquema tático escolhido é o 4-4-2. Para o ataque foram escaladas as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, que identificam melhor o aroma e tem maior participação no corte. No meio-campo, as uvas Pinot Noir, Tempranillo, Touriga Nacional e Teroldego conferem complexidade aromática e volume de boca. A defesa conta com as uvas Tannat, Nebbiolo, Ancellota e Alicante, que dão estrutura ao vinho e por fim, no gol, está a uva Malbec, responsável pelo retrogosto final.  
Já o Faces branco, faz uma celebração às raízes da vitivinicultura do nosso país ao escolher as três uvas brancas mais cultivadas em solo gaúcho: Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico. No trabalho de criação, os critérios para formação desse time de uvas tiveram como base o estilo desejado para o vinho. “Descontraído e agradável, mantendo o perfil de qualidade reconhecido em outros vinhos da Lidio Carraro. Buscamos representar a alma brasileira que está no imaginário das pessoas: jovem, alegre e descontraído.  Estamos empolgados com os resultados e acreditamos que será bola no pé e vinho na taça em todo País”, comemora a enóloga Monica Rossetti, responsável pela criação dos vinhos. 
Por último, elaborado com três uvas - Pinot Noir, Merlot e Touriga Nacional -, o rosé Faces é um vinho sedutor já pela sua cor rosa salmão e homenageia o estilo de vida descontraído e alegre dos brasileiros. A proposta de uma garrafa mais leve e de prático manuseio, com abertura em tampa de rosca, convida a uma degustação versátil, “vibrante”.  Seu conceito enológico alia criatividade e ineditismo à concepção da linha Faces, mantendo uma conexão com o Brasil e, ao mesmo tempo, o estilo e a qualidade que consolidam a Lidio Carraro como uma vinícola boutique. A Pinot Noir, que corresponde a 50% do assemblage, imprime ao vinho um caráter essencialmente frutado, com notas como cereja, groselha e pomelo. Os aromas de framboesa e morango que aparecem depois de alguns minutos de evolução na taça são da Merlot. Esta uva, com 35% de participação, complementa o aroma e exerce um papel determinante na boca, conferindo um agradável volume e um perfil refrescante e jovial ao vinho. A Touriga Nacional é a uva que, mesmo em proporção menor no corte, 15%, marca a personalidade do rótulo com uma nota floral de rosas, dando um ar feminino e elegante.
Conceito e técnica Top-Premium do Vinho Ícone
O conceito do vinho ícone Lidio Carraro World Champion Fifa World Cup 2014 Brazil é de um lote exclusivo dedicado aos grandes campeões. “Este vinho faz parte do conceito Grande Vindima da Lidio Carraro, ou seja, integra a seleção dos grandes clássicos nascidos apenas em safras excepcionais. São criações que refletem o ideal de excelência Lidio Carraro, sendo um vinho autêntico, resultado da terra, da natureza, da doação e do amor”, diz a enóloga Monica Rossetti.
“Esta é uma homenagem da Lidio Carraro ao futebol, ao País e aos apreciadores da bebida, um vinho criado com uvas próprias colhidas na safra de 2008, uma das melhores da história” comemora Juliano Carraro, diretor comercial da Vinícola. Será uma edição limitada, com 2.014 garrafas numeradas, com uvas originárias das terras de Encruzilhada do Sul, em embalagem exclusiva com medalha banhada a ouro. 
Como todos os vinhos do portfólio da Lidio Carraro, são provenientes da filosofia Purista de preservar a expressão e a qualidade da uva durante todos os processos de elaboração do vinho. O manejo do vinhedo para a sua produção é manual, com um cuidado minucioso na seleção das uvas durante a colheita. Com o objetivo de alcançar concentração e equilíbrio natural, o rendimento de uvas por planta é extremamente baixo (cerca de 1 Kg/planta ou 30 hl/ha). A gestão técnica baseada nas particularidades dos solos tem continuidade na vinícola com a identificação do ponto exato de maturação das uvas e estratégias específicas de vinificação para extrair o melhor potencial de cada clone da variedade em cada parcela para depois unir as virtudes em um único vinho.
O desengace foi feito por gravidade, sem sofrer ação mecânica de bombeamento. A fermentação ocorreu em pequenos tanques de aço inox, seguindo o sistema tradicional de vinificação, com macerações longas, de acordo com cada uma das parcelas da uva Merlot. Após a fermentação malolática o vinho permaneceu mais 12 meses nos tanques para a sua estabilização natural e após foi engarrafado sem filtração, visando conservar íntegras as suas características. Permaneceu amadurecendo em garrafa durante cinco anos.
Todo esse processo resultou no vinho ícone Ffifa World Cup, um vinho marcante já em sua coloração. Denso, característica que distingue um vinho não filtrado, amadureceu sabiamente em garrafa. Os aromas traduzem potencialidade varietal e complexidade, com caráter envolvente. Notas frutadas de amora, ameixa e tâmara se completam com aspectos de terra, torrefação, pinhão e alcaçuz. Depois de alguns minutos de evolução na taça, aparecem os aromas de rosas secas, frutas cristalizadas e cassis, resultando em um vinho eloquente e dinâmico. Na boca, a bebida preenche e aquece a partir das longas macerações da uva completamente madura, reconhecidas no corpo generosamente aveludado. Os taninos presentes e bem integrados, conferem uma experiência de equilíbrio e harmonia. O retrogosto mineral e persistente, é um carinho que se prolonga.  
Brasil na Taça para brindar aos 10 anos
 
No ramo da viticultura há cinco gerações, a vinícola familiar comemora em 2014 os 10 anos de mercado da marca Lidio Carraro. Com uma retrospectiva de muitas conquistas, a celebração coincide com o ano de Copa do Mundo no Brasil, em que a Lidio Carraro, ao ser escolhida pela FIFA, assumiu a responsabilidade de representar oficialmente o vinho brasileiro no maior evento esportivo do mundo, contribuindo para posicionar a bebida em um patamar de qualidade reconhecida. “A Lidio Carraro quer ser lembrada por deixar um legado positivo para o vinho do País. Queremos contribuir para escrever uma história em que os brasileiros possam se orgulhar do vinho da própria terra e o mercado internacional reconheça a qualidade e autenticidade que temos aqui, a ponto de colocar o Brasil no mapa dos grandes vinhos mundiais”, diz a diretora de marketing da vinícola, Patricia Carraro.
Em seus 47 hectares em produção, a família Lidio Carraro optou por cultivar o conceito de vinícola boutique, com uma produção controlada, pequena e de altíssima qualidade. Esse padrão é mantido pela união da tradição com a busca constante de aperfeiçoamento, um esforço compartilhado por todos na empresa. Enquanto Lidio Carraro se envolve completamente com a viticultura, sua esposa Isabel e seus filhos, os enólogos Juliano e Giovanni e a arquiteta Patrícia, especializada em marketing, são responsáveis pela gestão da empresa e comercialização dos vinhos. Liderando o projeto enológico, Monica Rossetti é a enóloga responsável com a missão de agregar conhecimento e traduzir nos vinhos os ideais da Lidio Carraro, a busca pela excelência.
Ao longo desta década, a Lidio Carraro enumera uma série de conquistas. Recebeu a melhor pontuação já concedida a vinhos brasileiros pelo site da Jancis Robinson e foi citada “entre os 50 melhores vinhos do mundo”, pelo Le Figaro, na França. Conquistou o título de Vinho do ano nos USA, pela Snooth. A Lidio Carraro foi o 1º vinho brasileiro escolhido para ser comercializado nos Duty-Frees. Também foi a única vinícola brasileira a fazer parte da Seleção Grandes Vinhos da Sociedade da Mesa. Foi escolhida para produzir o VinhoOficial dos Jogos Pan-americanos, o Espumante Oficial da Stock Car em comemoração aos 30 anos da competição no Brasil e, para se consolidar ainda mais como uma marca associada ao esporte, é a produtora do Vinho Oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™. A vinícola encerrou o ano de 2013 com a conquista de duas premiações entregues pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) nas categorias Maior Crescimento em Exportação e Destaque Empresa de Pequeno Porte Maior crescimento de exportação e 3ª posição no ranking de valor exportado no setor do vinho brasileiro.

No último ano, a Lidio Carraro atingiu o expressivo crescimento de 185% no seu faturamento em 2013, quase três vezes mais do que 2012. A receita de exportações também apresentou um excelente desempenho: mais do que triplicou, chegando a 236%. Após quase um ano do lançamento na Copa das Confederações, o vinho FACES já está sendo comercializado em países como a Dinamarca, Reino Unido, Bélgica,Holanda, Finlândia, França, Alemanha, Canadá, Japão, Taiwan e China. No mercado nacional, o FACES pode ser encontrado em lojas especializadas, restaurantes e nas melhores redes de supermercados de todo o país.

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