quinta-feira, 29 de maio de 2014

Consumo regular de derivados de uva pode prevenir várias doenças, afirma biomédica



Caroline Dani, biomédica, defende derivados da uva
                                           D/JN
Responsável pelo sustento direto de mais de 20 mil famílias na Região, a uva é apontada como a fruta com o maior número de benefícios para a saúde. Os seus derivados, especialmente os vinhos tintos e sucos, são altamente capazes de prevenir danos ao organismo, combatendo doenças do sistema cardiovascular e neurológico, além de inibir, por suas propriedades antioxidantes, o envelhecimento causado pelos radicais livres. Os estudos que comprovam estes benefícios foram apresentados pela biomédica gaúcha Caroline Dani, professora do Centro Universitário Metodista – IPA e consultora do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), na reunião-almoço que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) realizou nesta quarta-feira (28). “É recomendável que o suco de uva seja incluído na dieta de crianças e pessoas idosas, como complemento a uma alimentação saudável e equilibrada”, frisou a palestrante.
Segundo a pesquisadora, os efeitos benéficos do suco de uva em seres humanos e modelos animais vão desde a proteção ao fígado, redução da gordura abdominal, melhora da memória, melhora da circulação sanguínea e redução da pressão arterial. “O suco de uva tem propriedades que ajudam a retardar o envelhecimento precoce, os chamados compostos antioxidantes. Assim, o consumo regular, seja com uva tinta ou branca, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, além de doenças cardíacas, vasculares e neurológicas. Ele também tem papel importante na proteção do fígado, então é um aliado na prevenção de doenças hepáticas, como a cirrose”, destaca Caroline.
A palestra da biomédica Caroline Dani na reunião-almoço da CIC fez parte das comemorações do Dia do Vinho no Rio Grande do Sul, a ser comemorado no dia 1º de junho. O evento também foi alusivo ao Dia da Indústria, comemorado no último dia 25. Em razão da data e em homenagem ao segmento, a reunião-almoço foi presidida pelo vice-presidente de Indústria da CIC, Reomar Slaviero. Ainda durante a reunião-almoço, o público participou do Dia do Desafio, com a realização de alongamentos orientados pelo monitor do Sesc Igor Souza.


Nenhum comentário: