domingo, 13 de abril de 2014

Queijo serrano gaúcho

Como o queijo sempre é um bom companheiro do vinho, também escrevo sobre o lácteo, principalmente se é produto popular, como o queijo serra gaúcho.A Coordenação de Atividades de Pesquisa em Gastronomia/Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizou, dia 11 de abril, às 14h na Queijaria São Francisco, situada na BR-285, Distrito de Capão do Tigre, em Bom Jesus, o encontro de Produtores de Queijo Serrano, Chefs de Cozinha, profissionais da área e Professores das Escolas de Gastronomia do Estado. O encontro debateu o uso do Queijo Serrano na gastronomia, a importância do reconhecimento do produto como Patrimônio Imaterial do Estado, o modo de aquisição do produto pelos bares e restaurantes fora dos municípios de produção.
 Situada no Sul do Brasil, no Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (RS), a região dos Campos de Cima da Serra tem na pecuária em sistema de campo nativo uma de suas principais atividades econômicas. A atividade de produção artesanal de um queijo característico da região, o Queijo Serrano, constitui-se em uma fonte de renda das famílias rurais destes municípios. A tradição de mais de dois séculos de produção desse queijo foi transmitida de geração a geração, sem grandes mudanças. Assim, mais do que um simples alimento característico de uma região, o queijo serrano constituiu-se em um produto com especificidade principalmente ao tipo de pastagem que é alimento do gado na região, tempo de maturação, e produção a partir do leite cru.

A estimativa é de aproximadamente 1100 produtores distribuídos em 11 municípios: Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Jaquirana, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Monte Alegre dos Campos, Vacaria, Ipê, Campestre da Serra e Muitos Capões. A produção média é de 6 quilogramas/propriedade/dia, o que representa aproximadamente 2200 quilogramas/propriedade/ano. A produção anual da região gera uma renda proveniente do queijo de 2240 toneladas/ano resultando em uma receita bruta de cerca de R$ 24 milhões (R$22.000,00/propriedade/ano).

Nenhum comentário: