quinta-feira, 24 de abril de 2014

Painel destacará a qualidade e apontará as diferenças entre espumantes do hemisfério Sul


Será nesta sexta-feira, dia 25, em São Paulo, a grande prova dos espumantes do hemisfério sul. O crítico inglês Steven Spurrier, idealizador do Julgamento de Paris, coordenará degustação às cegas com produtos brasileiros e de mais cinco países do novo mundo.
Nesta sexta-feira (25) o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) promove o Painel de Avaliação de Espumantes do Hemisfério Sul com o objetivo de exaltar as potencialidades e apontar as diferenças entre os espumantes produzidos nos países do hemisfério Sul.  O evento ocorrerá na sede da Fecomércio, em São Paulo (SP). As degustações serão conduzidas pelo idealizador do Julgamento de Paris, o jornalista inglês Steven Spurrier. O consultor, produtor e degustador internacional está entre as personalidades mais respeitadas no mundo do vinho.
Os espumantes serão divididos por método de elaboração - Charmat e Tradicional -, e por faixa de preço, com degustação às cegas por jurados escolhidos por Spurrier, acompanhados de especialistas do segmento. 
A bateria seguirá a ordem alfabética, em inglês: Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Nova Zelândia e África do Sul. Ao final de cada rodada, os resultados serão comentados pelo crítico inglês, sem avaliação por nota. Os rótulos degustados serão conhecidos apenas no final do evento.
 A escolha dos espumantes brasileiros ficou a critério de Steven Spurrier. Já os produtos dos demais países forma indicados pelas respectivas associações de representação internacional (os "Wines of") de cada país, tendo como critério de seleção, rótulos disponíveis no mercado de São Paulo (SP).     
No encerramento, Spurrier traçará um panorama de cada nação com o perfil dos produtos degustados, e abordará as tendências do mercado de espumantes. A palestra será aberta ao público, com inscrições e vagas limitadas. Os painéis de degustação são apenas para convidados.            
Para o vice-presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, o evento reforçará a tendência do Brasil como referência mundial na produção de espumantes. "O objetivo é mostrar o perfil dos produtos de cada país e onde o Brasil está inserido neste contexto. O espumante brasileiro tem personalidade própria e qualidade que tem sido reconhecida mundialmente", afirma.        
A promoção do evento é do Ibravin, com recursos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e apoio da Strauss, fabricante da taça oficial do espumante brasileiro. 
Quem é Steven Spurrier
Stephen Spurrier nasceu em 1941, em Londres, onde, em 1964, como estagiário, começou no comércio de vinhos. Em 1970, foi morar em Paris, tornando-se dono da Les Caves de la Madeleine, uma pequena loja de vinhos no centro da cidade que alcançou rapidamente o reconhecimento como um dos mais inovadores varejos da capital francesa. Em 1973, abriu a L´Academie du Vin Frances, uma escola privada de vinhos.
Mas sua fama internacional correu o mundo em 1976, quando conduziu o conhecido e histórico "Julgamento de Paris", confrontando, em uma degustação às cegas, vinhos tintos e brancos californianos contra os melhores exemplares de Bordeaux e Borgonha. O resultado da degustação, que tinha nove juízes franceses, surpreendeu a todos: um Chardonnay e um Cabernet Sauvignon da Califórnia venceram os tradicionais rótulos franceses.
Em 1988, Spurrier vendeu suas empresas e retornou a Londres, onde tornou-se um consultor de vinho e jornalista. É também consultor e editor da revista Decanter.
Nos últimos anos, Spurrier tem se dedicado a um novo desafio: plantou em uma propriedade de três hectares, em Dorset, na Inglaterra, cerca de 12.500 videiras, com as variedades da região de Champagne (Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier). As primeiras garrafas estarão disponíveis em 2015. 
 Serviço Panorama dos Espumantes do Hemisfério Sul
Data: 25 de abril, sexta-feira
Local: Fecomércio-SP. Rua Dr. Plínio Barreto, nº 285, bairro Bela Vista, São Paulo (SP). 
Programação
9h - Credenciamento  
9h30 - Abertura, com o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Dirceu Scottá 
10h - Degustação dos espumantes elaborados por método Charmat  
12h - Degustação dos espumantes elaborados por método Champenoise (Tradicional)         
13h30 - Brunch           
15h - Palestra sobre o mercado mundial de espumantes, com Steven Spurrier


Nenhum comentário: