domingo, 13 de abril de 2014

Painel destacará a qualidade e apontará as diferenças entre espumantes do hemisfério Sul

O  crítico inglês Steven Spurrier coordenará degustação às cegas com produtos brasileiros e de mais cinco países do Novo Mundo. No próximo dia 25 o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) promoverá um painel com o objetivo de exaltar as potencialidades e apontar as diferenças entre os espumantes produzidos nos países do hemisfério Sul.  O evento ocorrerá na sede da Fecomércio, em São Paulo (SP). As degustações serão conduzidas pelo idealizador do Julgamento de Paris, o jornalista inglês Steven Spurrier. O consultor, produtor e degustador internacional está entre as personalidades mais respeitadas no mundo do vinho. Impressionado com a qualidade e com a diversidade dos espumantes elaborados no país verificadas durante uma visita à Serra Gaúcha, em janeiro de 2013, Spurrier aceitou o convite do Ibravin para coordenar uma bateria de degustações com os produtos do chamado Novo Mundo.           
Os espumantes serão divididos por método de elaboração - Charmat e Tradicional -, e por faixa de preço, com degustação às cegas por jurados escolhidos por Spurrier, acompanhados de especialistas do segmento. A bateria iniciará com os espumantes da América do Sul (Argentina, Brasil e Chile). Após, serão degustados os produtos da Austrália, África do Sul e Nova Zelândia. Ao final de cada rodada, os resultados serão comentados pelo crítico inglês, sem avaliação por nota. Os rótulos degustados serão conhecidos apenas no final do evento.
A escolha dos espumantes brasileiros ficou a critério de Steven Spurrier. Já os produtos dos demais países foram indicados pelas respectivas associações de representação internacional (os "Wines of"), tendo como critério de seleção, rótulos disponíveis  no mercado de São Paulo (SP).
No encerramento, Spurrier traçará um panorama de cada nação com o perfil dos produtos degustados, e abordará as tendências do mercado de espumantes. A palestra será aberta ao público, com inscrições e vagas limitadas. Os painéis de degustação são voltados apenas para convidados.
Para o vice-presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, o evento deverá reforçar a tendência do Brasil como referência mundial na produção de espumantes. "O objetivo é mostrar o perfil dos produtos de cada país e onde o Brasil está inserido neste contexto. O espumante brasileiro tem personalidade própria e qualidade que tem sido reconhecida mundialmente", afirma.
A promoção do evento é do Ibravin, com recursos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e apoio da Strauss, fabricante da taça oficial do espumante brasileiro.
Esta eu gostaria de ver. Não só acredito na qualidade do nosso esumante, como acho que ele já conquistou espaço no mercado interno e está sendo bem recebido no exterior. Aproveito para lembrar que sou contrário aquela idéia idiota de criou outro nome para o espumante brasileiro. “Espumante” já pegou e é muito bom...
ServiçoPanorama dos espumantes do Hemisfério Sul
Data: 25 de abril, sexta-feira            
Local: Fecomércio-SP. Rua Dr. Plínio Barreto, nº 285, bairro Bela Vista, São Paulo (SP). 
Programação
9h - Credenciamento              
9h30 - Abertura, com o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Dirceu Scottá     
10h - Degustação dos espumantes elaborados por método Charmat   
12h - Degustação dos espumantes elaborados por método Tradicional              
13h30 - Brunch                          
15h - Palestra sobre o mercado mundial de espumantes, com Steven Spurrier

Inscrições para a palestra (vagas limitadas): ana@winesofbrasil.com

Nenhum comentário: