quarta-feira, 9 de abril de 2014

Circuito Brasileiro de Degustação atraiu 1,4 mil pessoas na etapa Sul

                     Os salões da Catedral Metropoiitana, palco ideal para o vinho gaúchp
                      Foto Michel Paz

O Circuito Brasileiro de Degustação, do Instituto Brasileiro do Vinho, sobre o qual escrevi na edição anterior do Blog, atraiu mais de 1.400 pessoas aos salões da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. A primeira fase da ação conjunta do Ibravin e da Abrasel passou por Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre com a participação de 26 vinícolas de quatro estados brasileiros.
Aproximadamente 1,4 mil pessoas marcaram presença na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Degustação em 2014. No total, 26 vinícolas de quatro estados brasileiros, percorreram as capitais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nos dias 25 e 27 de março, e 1o de abril, respectivamente. Em seu quarto ano de realização, o evento se consolidou no calendário nacional como o mais importante painel de apresentação das novidades e diversidade da produção vitivinícola brasileira. Os rótulos apresentados representavam sete diferentes regiões produtoras do país – Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Serra do Sudeste e Campanha, no Rio Grande do Sul, além do Planalto Catarinense, Região metropolitana de Curitiba e Vale do São Francisco.
Este ano o Circuito teve seu formato reformulado, priorizando o atendimento aos canais de distribuição e venda, trade especializado, profissionais do setor, imprensa e formadores de opinião que fazem a interface com o consumidor. “Tivemos um público menor, porém mais focado. Podemos dizer que o circuito cresceu em termos de qualidade”, avalia o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, fazendo uma comparação com os 1,7 mil participantes registrados na etapa Sul do ano passado, quando também era aberto ao público final.
Os organizadores e as vinícolas presentes comemoraram a presença das principais redes de supermercado, além de donos de restaurante, lojas especializadas e sommeliers durante o evento. Mais enxuto, o evento permitiu com que as empresas apresentassem de forma mais efetiva lançamentos e especialidades em vinhos, espumantes e sucos de uva. “Com esse direcionamento é mais fácil as vinícolas terem noção de resultados da participação. Os donos de restaurantes, por exemplo, conseguem identificar os produtos que têm mais o perfil do seu público, do consumidor final”, justifica o presidente da Abrasel, Pedro Geraldo Paranhos Hoffmann.
Bertolini observa que as demais ações realizadas pelo Ibravin complementam a estratégia de divulgação do Ibravin. “Através dos apoios a projetos de promoção, efetivados por meio de editais de patrocínio, atendemos ao consumidor final, com outros formatos de evento”, explica.
A segunda etapa do Circuito será realizada em setembro, abrangendo as cidade de Recife (PE), no dia 9, Fortaleza (CE), dia 11, e Belo Horizonte (MG), dia 16.
Empresas participantes nesta primeira fase do Circuito Brasileiro do Vinho:
- Aracuri Vinhos Finos
- Basso Vinhos e Espumantes  
- Casa Valduga 
- Casa Venturini             
- Cave Geisse    
- Cooperativa Garibaldi              
- Dal Pizzol Vinhos Finos          
- Domno do Brasil
- Don Guerino
-  Dunamis        
- Gran Legado Vinhos e Espumantes   
- Guatambu
- Grupo Vinícola Famiglia Zanlorenzi 
- Lidio Carraro
- Luiz Argenta 
- Miolo Wine Group     
- Pizzato Vinhas e Vinhos          
- Vinícola Aurora           
- Vinícola Campos de Cima       
- Vinícola Hermann      
- Vinícola Perini             
- Vinícola Peruzzo        
- Vinícola Peterlongo  
- Vinibrasil        
- Sanjo
- Vinícola Sinuelo          
- Oxford Porcelanas     
- Suco de Uva 100% do Brasil


Nenhum comentário: